sexta-feira, 31 de julho de 2015

QUANDO VOCÊ SE DECIDIR A SE "INICIAR" NUM TERREIRO...



Os Orixás e os Guias Espirituais nos ensinam a ter paciência, tolerância, perseverança. Isso também vale para a “iniciação” na Umbanda.
Quando você decidir se “iniciar” em um terreiro, procure uma casa da sua confiança com calma, sem pressa. Lembre-se que depois da sua escolha, você terá ainda que ser escolhido, geralmente pelo GuiaChefe da casa que você escolheu. Tenha humildade. Assim, visite vários templos e veja como se sente. Procure observar se existe harmonia, acolhimento, gente bem intencionada, gratuidade e o exercício da caridade desinteressada. Observe se os dirigentes e os membros do grupo são saudáveis, equilibrados, felizes. Procure se informar, converse, observe, pergunte, dê tempo ao tempo, não tenha pressa. Caso você decida entrar em uma casa que sinta afinidade, tenha menos pressa ainda e verifique se a mesma tem estudo sistematizado. 
Na Umbanda o aprendizado é lento e vivencial, não basta só o estudo, que por sua vez é indispensável hoje em dia. Na pedagogia do terreiro o aprendizado é demorado, não é o suficiente estar presente assiduamente, há que se vivenciar intensamente para aprender de fato e não devemos pular etapas. Uma religião, no caso a Umbanda, deve entrar dentro de você e ser para uma vida inteira. Muitos entram na Umbanda, em poucos a Umbanda entra. E por fim, conforme nos ensinaram os mais velhos; na Umbanda, o caminhar é mais importante que chegar ao final do caminho. 

Caminhemos, avante e para o Alto sempre!!! 

Que Oxalá nos traga sempre luz e paz em nossos caminhos...

Fonte: livro INICIANDO NA UMBANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.