sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Historia de Iansã



Iansã e Um Orixá feminino Muito Famoso no Brasil, Sendo Figura das Mais Populares Entre OS Mitos da Umbanda e do Candomblé in Nossa Terra e also nd África, e Predominantemente Onde cultuada soluço o Nome de Oia. e dos Orixás do Candomblé hum Mais Que penetrou sem sincretismo da Umbanda, talvez Por serviços o Único Que se relaciona, Na liturgia africana Mais tradicional, com OS Espíritos dos Mortos (Eguns), Que dez Participação Ativa nd Umbanda, enquanto afastados e São POUCO cultuados nenhum candomblé. Em termos de sincretismo, costuma serviços Associada à Figura católica de Santa Bárbara. Iansã costuma serviços saudada epidêmico trovões OS, nao si in Pelo Raio (Propriedade de Xangô AO qua ELA costuma ter Acesso), MAS PORQUE principalmente Iansã e UMA das Mais Apaixonadas Amantes de Xangô, EO Senhor da Justiça nao atingiria Quem se lembrasse do Nome da Amada. Ao tempo MESMO, ELA E a Senhora do vento e, consequentemente, da Tempestade.
Nas cerimônias da Umbanda e do Candomblé, Iansã, ELA Incorporada quando um surto SEUS Filhos, Como Guerreira Editora Autêntica, brandindo SUA espada, e AO MESMO tempo feliz. Ela SABE amar, e Gosta de amor Seu Sorting Ordenação e Sua alegria contagiantes da MESMA forma desmedida com Que exterioriza SUA cólera.
Como um Maior Parte dos Orixás Femininos cultuados inicialmente Pelos iorubás, E a divindade de hum rio conhecido internacionalmente Como rio Níger, Oiá UO, Pelos Africanos, ISSO porém, nao DEVE UM serviços confundido com dominio Sobre a Água.
A Figura de Iansã semper guarda boa Distância das Centrais OUTRAS Personagens Femininas do panteão mitológico africano, se aproxima dos Terrenos Mais consagrados tradicionalmente AO Homem, POIs estabele PRESENTE Tanto nsa campos de batalha, Onde se resolvem como Grandes Lutas, Como nsa Caminhos Cheios de Risco e de aventura - Enfim, semper estabele Longe do Lar; Iansã nao Gosta dos afazeres domésticos.
E extremamente sensual, apaixona-se com Paixões Freqüência eA multiplicidade de Parceiros e UMA Constante Na Sua Ação, raramente AO MESMO tempo, ja Que Iansã costuma serviços SUAS íntegra em; ASSIM nada NELA e medíocre, discreto, regular, SUAS zangas São terríveis, arrependimentos dramáticos SEUS, SEUS triunfos decisivos Tema QUALQUÉR São eles, e nao Quer saber De Mais Nada, nao Sendo dada uma picuinhas, Pequenas traições. Orixá e fazer o arrebatamento, da Paixão.
FOi Esposa de Ogum e, Posteriormente, um Mais Importante Esposa de Xangô. e irrequieta, autoritária, MAS sensual, de Temperamento Muito forte dominador, e impetuoso. E dona dos Movimentos (movimenta de Todos os Orixás), casas ALGUMAS in  also e dona do teto da casa, faça o Ilê.
Iansã E a Senhora dos Eguns (Espíritos Mortos DOS), OS cais Quais d'Orsay Controla com hum rabo de cavalo chamado Eruexim - Seu Instrumento liturgico Durante a festas, Uma chibata Feita de rabo de cavalo Atado hum hum um cabo de osso, metal OU Madeira.
Que ELA e servirá de guia, ao Lado de Obaluaiê, parágrafo Aquele Espírito Que se desprendeu do Corpo. Que ELA e indicará o Caminho um ser percorrido Por Aquela alma. Comanda also um dos Boiadeiros Falange.
Duas Lendas se formaram, a Primeira e Iansã Que nao cortou Completamente Relação com o ex-esposo e tornou-se SUA amante, uma lenda Segunda Garante Que Iansã e Ogum, tornaram-se irreconciliáveis DEPOIS Inimigos da Separação.
E a Primeira Iansã divindade feminina surgir um NAS cerimônias de cultos afro-brasileiros.
Deusa da espada do fogo, dona da Paixão, da Provocação e do Ciúme. Paixão violenta, corrói Que, Sentimentos de CRIA Que loucura, Que CRIA o Desejo de possuir, o Desejo sexual. E a volúpia, o clímax. Ela e o Desejo incontido, o Sentimento Mais Forte Que A Razão. A frase estou apaixonado, TEM uma Presença eA Regência de Iansã, e Que o orixá Que FAZ NOSSOS Corações baterem com a Força E mais in Nossas Mentes Mais CRIA OS Sentimentos PROFUNDOS, abusados, ousados e desesperados. Ciúme doentio e ó, um suave Inveja, o Fascínio enlouquecido. E a Paixão propriamente dita. E a Falta de Medo das Conseqüências ato impensado de hum nenhum campo amoroso. Iansã rege o amor forte, violento.

Características

Cor
Coral (amarelo)
Fio de Contas
Coral (marrom, Bordô, vermelho, amarelo)
Ervas
Cana do Brejo, Erva Prata, Espada de Iansã, Folha de Louro (nao serve par Banho), Erva de Santa Bárbara, Folha de Fogo, Colônia, Mitanlea, Folha da Canela, amarelo Peregum, catinga de mulata, parietária, Para Raio ( catinga de mulata, Cordão de frade, Geranio cor-de-rosa OU vermelho, Açucena, Folhas de Rosa Branca)
Símbolo
Raio (Eruexim-cabo de ferro OU UM Cobre com rabo de cavalo)
Pontos da Natureza
Bambuzal
Flores
OU Amarelas Corais
Essências
Patchuli
Pedras
Coral, Cornalina, Rubi, Granada
Metal
Cobre
Saúde

Planeta
Lua e Júpiter
Dia da Semana
Quarta-feira
Elemento
Fogo
Chacra
Frontal e cardíaco
Saudação
Eparrei Oiá
Bebida
Champanhe
Animais
Cabra amarela, Coruja rajada
Comidas
Acarajé (Ipetê, Bobó de Inhame)
Numero
9
Data Comemorativa
4 de Dezembro
Sincretismo
Sta. Bárbara, Joana d'Arc.

Incompatibilidades

Rato, Abóbora.
Qualidades
Egunitá, Onira, Balé, Biniká Oya, Seno, Abomi, Gunán, Bagan, Kodun, Maganbelle, Yapopo, Onisoni, Bagbure, Tope, Filiaba, Semi, Sire Sinsirá, Funan Oya, Fure, Guere, Toningbe, Fakarebo, De, Melhores Lario, Adagangbará.



Atribuições
UMA de SUAS atribuições e colher OS Seres Fora-da-Lei e, hum COM SEUS de magnetismos, alterar TODO o Seu emocional, Consciência e mental, para, tão entao, redirecioná-lo n'uma outra Linha de Evolução, O Que aquietará e facilitará SUA Caminhada Pela Linha Reta da Evolução.


Como Características Dos Filhos De Iansã

Seu Filho e conhecido Por Seu Temperamento Explosivo. This semper Chamando Atenção Por um inquieto serviços e extrovertido. Sempre um SUA Palavra e Vale e Que Gosta de impor uma EAo Outros SUA Vontade. Nao contrariado serviços Admite, OU TEM POUCO importando se nao Razão, POIs nao Gosta de dialogar. Estado Em Muito alegre e normal e Decidido. Questionado Torna-se violento, um par Partindo Agressão, com berros, Gritos e choro. Tem hum Prazer Contrariar in Enorme TODO Tipo de preconceito. Passa Por Cima de Tudo Que estabele Fazendo nd Vida, quando FICA tentado Por aventura UMA. Em SEUS GESTOS demonstração O Momento Que estabele Passando, nao conseguindo disfarçar uma UO alegria uma tristeza. Nao Tem Medo de nada. Enfrenta-se QUALQUÉR Situação de Peito Aberto. Leal e e objetivo. SUA Qualidade Grande, uma garra, e Defeito Seu grande, uma impensada franqueza, O Que LHE prejudica o Convívio social.
Que Iansã e uma Mulher Guerreira, in Vez de Ficar sem lar, vai à Guerra. ASSIM São preferem Os Filhos de Iansã, Que como batalhas, Grandes e dramáticas AO cotidiano repetitivo.
Tudo costumam ver in Guerra, so as to Sendo competitivos, agressivos e Dados uma Ataques de cólera. Ao contrario, porém, da Busca Certa de Estratégia Militar, Que FAZ Parte da Maneira de serviços dos Filhos de Ogum, Os Filhos de Iansã costumam serviços Mais individualistas, achando Que com uma Coragem EA disposição par uma batalha, vencerão de Todos os Problemas.
São fortemente influenciados Pelo arquétipo da Deusa AQUELAS Figuras Que repentinamente MUDAM TODO O Rumo da SUA Vida Por Um Amor ideal OU UM por. Talvez UMA Súbita Conversão religiosa, com uma Pessoa Que Fazendo MUDE Completamente de Código de Valores Morais e comeu de Eixo base de SUA Vida, PoDE OS Acontecer com Filhos de Iansã Num dado SUA Momento de Vida.
Da forma MESMA Que o Filho de Iansã revirou SUA UMA Vez Vida de Pernas parágrafo o ar, Podera Novamente Chegar à CONCLUSÃO de Que estava enganado e, DEPOIS tempo sândalo, Fazer Mais uma alteração - UO Tão Ainda Mais Que um radical anterior.
São de Iansã, AQUELAS PESSOAS UM Que podem ter desastroso Ataque de cólera há de Meio UMA festa, acontecimento números social, Na casa de hum amigo - e, e O Que Mais desconcertante, epidêmico Momentos extravasar UMA Felicidade irreprimível, Fazer Questão de Sorting Ordenação, TODOs, Aspectos Particulares de SUA Vida.
Os Filhos de Iansã São atirados, extrovertidos e chocantemente diretos. Às Vezes maquiavélicos tentam serviços UO sutis, mas, uma Longo Prazo, hum Filho de Iansã semper Acaba mostrando cabalmente cais Quais d'Orsay SEUS OBJETIVOS e pretensões.
Tem UMA Tendência desenvolver uma Vida Muito irregular sexual, Ainda pontilhada Paixões Por súbitas, Que começam de repente e podem terminar Mais inesperadamente. Se mostram incapazes de perdoar QUALQUÉR Traição - Que nao Que elementos um MESMO FAZ contra o amado serviços. Enfim, e Seu Temperamento sensual voluptuoso PoDE Leva-las um aventuras amorosas extraconjugais Frequentes Múltiplas e, SEM NEM decência reserva, como O Que nao impede de continuarem Muito ciumentas dos maridos SEUS, mesmas Por enganados ELAS. Tras estao amando verdadeiramente São dedicadas numa uma Pessoa São extremamente companheiras.
TODAS essas Características CRIAM UMA grande dificuldade de relacionamentos duradouros com Os Filhos de Iansã. Por Se hum Lado São alegres e expansivos, Por outro, serviços podem Muito Violentos quando contrariados; temperatura se um parágrafo Tendência uma franqueza e parágrafo o estilosantes Direto, also nao podem considerados confiáveis serviços, Fatos POIs Menores provocam enormes Reações e, quando possessos, nao HÁ Ética Que Dialog Os Filhos de Iansã, dispostos um DESTRUÍR Seu Tudo com forte vento e arrasador.
Ao tempo MESMO, costumam serviços Amigos fiéis parágrafo OS poucos Escolhidos ara Seu círculo Mais Íntimo.

Cozinha ritualística

Ipetê
Cozinhe inhames descascados sal SEM in Água Pura. Frite, a Seguir, OS inhames cozidos e cortados in rodelas azeite de dendê não separe e. Não Próprio azeite parágrafo Que usou uma fritura, coloque o camarão seco descascado e picado e salsa, de um MoDo Fazer hum "molho". OS Coloque inhames fritos Num prato e regue-esse com os "molho".

Acarajé
Na véspera, ponha o feijão fradinho de molho. Não mês seguinte dia, inchado Bem elementos eStara. Descasque o feijão - grão Por grão - retirando o Olho preto, e passe nd chapa Mais fina da Máquina de moer carne. Bata Bastante Para quê uma massa leve stay, IstoÉ, comeu Bolhas arrebentarem. Tempere com sal e uma cebola ralada. Ponha UMA frigideira sem azeite de dendê com fogo e frite Aí OS colheradas acarajés como (COM UMA colher de sopa das), Formando, ASSIM, OS bolinhos. DEPOIS de fritos, e reserva-os prepare o molho: Soque Juntos cebola a, os Camarões secos, tal como Pimentas EO dente de alho. DEPOIS de Tudo Bem socado e triturado, refogue in UMA xícara de azeite de dendê. Sirva OS acarajés Abertos com o molho, Tudo Bem Quente.

Bobó de inhame
OS Cozinhe inhames com um Casca e deixe-os escorrer Para quê enxutos Bem fiquem. Amasse-os. Ponha o azeite de dendê n'uma panela, junte OS Camarões secos, a cebola, o alho, gengibre o, pimenta e uma colherinha de sal UMA. Refogue MEC. Acrescente OS Camarões frescos, inteiros, e refogue UM POUCO Mais. Junte o inhame amassado Como UM POUCO POUCO um purê, colheradas como, semper mexendo. Cozinhe endurecer comeu.


Lendas de Iansã


Iansã Passa uma Dominar o Fogo

Xangô enviou-lhes uma Missão na Terra dos baribas, a Fim de Que hum Buscar Preparado, Uma Vez ingerido, fogo permitiria LHE LANÇAR e Chamas Pela Boca e Pelo Nariz. Oiá, desobedecendo fazem instrucoes Às esposo, Preparado ESSE Experimentou, tornando-se also Capaz de cuspir fogo, parágrafo grande desgosto de Xangô, Que desejava Guardar So Para si ESSE Poder terrível.

Como OS chifres de búfalo vieram um ser Utilizados nenhum ritual do Culto de Oia-Iansã

Ogum FOI NA caçar Floresta. Colocando-se à espreita, hum Percebeu búfalo Que Vinha Direção SUA eles. Preparava-se n º mata-lo quando o animal, parando subitamente, retirou um Pelé SUA. UMa Apareceu Mulher linda Diante de SEUS Olhos, Iansã era. Ela escondeu um Pelé Num formigueiro e dirigiu-SE AO Mercado da Vizinha Cidade. Ogum apossou-se do despojo, escondendo-o hum sem Fundo de Depósito de Milho, ao Lado de Sua Casa, indo, Em seguida, AO Mercado Fazer um corte A Mulher Búfalo. Elementos Chegou a pedi-la in Casamento, MAS Oiá recusou inicialmente. EntreTanto, ELA Acabou aceitando, quando de Volta a Floresta, Mais nao Achou um Pelé SUA. Oiá recomendou AO caçador um nao Contar uma Que ninguem, Realidade NA, ELA hum animal era. Bem Viveram alguns anos Apresentação Durante. Ela TeVe Crianças Nove, O Que provocou o Ciúme OUTRAS das esposas de Ogum. Estas, porém, conseguiram Descobrir O Segredo da Aparição da Mulher uma nova. Logo Que o Marido se ausentou, ELAS começaram um cantar: 'je Maa, maa mu, re Awo NBE Ninu aka', 'Voce PoDE Beber e comer (e Exibir autor SUA Beleza), MAS A Pele SUA estabele não Depósito (Você e hum animal).
Oiá compreendeu uma alusão; Encontrando um SUA Pelé, vestiu-a e, Voltando à forma de búfalo, como Matou Mulheres ciumentas. Em seguida, deixou OS SEUS Filhos COM OS chifres, dizendo: 'Em Caso de necessidade, hum batam contra o Outro, eu e Virei imediatamente in vosso socorro.' E Por Que Razão ESSA chifres de búfalo São semper colocados nsa Locais consagrados uma Iansã.

Como Conquistas de Iansã

Vários Iansã percorreu Reinos, FOI Paixão de Ogum, Oxaguian, Exu, Oxossi e Logun-Edé. Em Ifé, terra de Ogum, FOI um grande Paixão do Guerreiro. Direito com Aprendeu ganhou elementos e fazer o manuseio da espada. Em Oxogbô, terra de Oxaguian, recebeu Aprendeu e O Direito de USAR o escudo. Deparou-se com o nas estradas Exu, com elementos e se relacionou OS Aprendeu Mistérios do Fogo e da magia. Nenhum Reino de Oxossi, seduziu o Deus da Caça, Aprendendo a caçar, tirar um Pelé do búfalo e se Transformar Naquele animais (com uma Ajuda da magia aprendida com Exu). o Seduziu Logun-Edé Jovem e com um elemento Aprendeu Pescar. Iansã partiu, entao, par o Reino de Obaluaiê, POIs Mistérios Queria SEUS Descobrir e comeu MESMO Conhecer Seu Rosto, MAS NADA CONSEGUIU Sedução Pela. Porém, Obaluaiê resolveu ensinar-LHE um dos Mortos Tratar. De Início, Iansã relutou, MAS Seu Desejo Aprender Mais de foi Aprendeu e com uma forte Conviver OS Eguns e Controla-los. Partiu, entao, Oyó, parágrafo Reino de Xangô, e la acreditava Que o térios Mais vaidoso dos reis, e aprenderia ricamente a Viver. Mas, AO AO Chegar Reino do Deus do Trovão, Iansã Muito Mais Aprendeu, um Aprendeu amar verdadeiramente e com UMA Paixão violenta, POIs Xangô dividiu com OS Poderes ELA DEU e fazer um Raio ELA Seu Coração o.


Iansã Ganha de Obaluaiê o Poder Sobre OS Mortos

Chegando Viagem à aldeia de Nascerá Onde, Obaluaiê VIU UMA Que estava acontecendo com uma festa Presença de Todos os orixás. Obaluaiê nao pódios ENTRAR NA festa, devido à SUA medonha aparência. Pelas Frestas entao ficou espreitando do terreiro. Ogum, AO perceber uma Angústia fazer com, cobriu-o Orixá UMA Roupa de Palha, hum com capuz Que ocultava Seu Rosto Doente, e convidou-o um ENTRAR e aproveitar uma alegria dos festejos. Atuarem de envergonhado, Obaluaiê Entrou, Ninguém Mas se aproximava DELE, QUIS nenhuma Mulher elementos com Dançar.
Tudo o rabo Iansã com acompanhava fazer Olho. Ela compreendia um triste Situação de Obaluaiê e delegados se compadecia. Iansã esperou Que Bem elementos não estivesse centro do barracão. O xirê (festa, dança brincadeira), estava animado. Os orixás dançavam alegremente com ekedes SUAS. Chegou Iansã Perto Bem entao soprou e delegados SUAS Roupas de palha com Seu vento. Nesse Momento de encanto e ventania, como feridas de Obaluaiê pularam par o alto, transformadas n'uma chuva de pipocas, Que se espalharam Brancas Pelo barracão. Obaluaiê, o deus das Doenças, transformara-se belo Jovem números e encantador.
O Povo o aclamou Por SUA Beleza. Mais ficou Obaluaiê fazer com Contente Que uma festa, ficou Grato. E, Recompensa em, dividiu com o Seu Reino ELA. entao Iansã Dançou e Dançou de alegria. Sorting Ordenação Pará. A Todos OS Seu Poder Sobre Mortos, quando ELA dançava ágora, não eruexim agitava o ar (o espanta-mosca Que COM OS afasta eguns parágrafo O Outro Mundo). Iansã tornou-se Iansã de Balé, uma rainha dos Espíritos dos Mortos, um dos eguns condutora, rainha Que FOI semper uma grande Paixão de Obaluaiê.

Iansã - Orixá dos Ventos e da Tempestade!

Oxaguiam (Oxalá novo e guerreiro) estava in Guerra, Más a Guerra nao acabava Nunca, ERAM Poucas Tao como Armas guerrear par. Ogum Fazia como Armas, MAS Fazia lentamente.  Oxaguiam pediu um amigo Seu Urgência Ogum, Mas o ferreiro JÁ Fazia o Possível. O ferro era Muito demorado parágrafo se forjar e CADA ferramenta nova tardava Como o tempo. Tanto reclamou Oxaguiam Que Oiá, Esposa do ferreiro, resolveu ajudar Ogum uma apressar FABRICACAO um. Oiá se pos um soprar o fogo da forja de Ogum e Seu Sopro avivava intensamente o fogo EO fogo aumentado derretia o ferro Mais rápidamente. Logo Ogum PoDE Fazer muitas com Armas e Armas de Oxaguiam venceu uma Guerra. Oxaguiam Veio entao agradecer Ogum. E Na casa de Ogum enamorou-se de Oiá. Um dia fugiram Oxaguiam e Oiá, deixando Ogum enfurecido e Sua forja fria. Quando voltou Guerra Mais Tarde Oxaguiam um e quando precisou de Armas Muito urgentemente, voltar Que Oiá TeVe um avivar uma forja. E la da casa de Oxaguiam, Onde vivia, Oiá soprava in Direção à forja de Ogum. E Seu Sopro atravessava Toda A Terra Que separava uma Cidade de Oxaguiam da de Ogum. Seu E Sopro cruzava OS ares e arrastava Consigo Pó, Folhas e Tudo o Mais Pelo Caminho, comeu Chegar Às furor com Chamas. E o Povo se acostumou com o Sopro de Oiá Cruzando OS ares e Chamou o logotipo de vento. QUANTO E Mais uma época terrível Guerra e urgia Mais uma FABRICACAO das Armas, Mais forte soprava Oiá uma forja de Ogum. Tão forte Que Às Vezes destruía Tudo sem Caminho, Levando casas, arrancando Árvores, arrasando aldeias e Cidades. O Povo reconhecia o Sopro destrutivo de Oiá EO Povo chamava A Tempestade ISSO.

Postado nenhum Grupo de Estudos Boiadeiro Rei - http://br.groups.yahoo.com/group/boiadeirorei
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Iansã

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