quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Historia sobre Oba



Obá




Orixá do rio Níger. Orixá, embora feminina, temida, forte, Energética, considerada Mais Forte Que muitos Orixás Masculinos, vencendo nd Luta, Oxalá, Xangô e Orumilá.
Irma de Obá e Iansã, FOI Esposa de Ogum e, Posteriormente, Terceira e Mulher Mais Velha de Xangô. Bastante conhecida Pelo Fato de ter seguido hum conselho de Oxum e decepado um Própria Orelha parágrafo preparar ensopado hum par o Marido nd Esperança de Isto É Que Iria faze-lo Mais ELA apaixonado por. Quando manifestada, esconde o Defeito com uma Mao. Símbolos São SEUS UMA espada e escudo hum.
Tudo relacionado um Obá e envolto in hum clima de Mistérios, e São poucos OS SEUS entendem Que atos Aqui no Brasil. CERTAS PESSOAS uma cultuam Como se Fosse Fêmea Xangô um.
Obá e Ewá São semelhantes, São primas. Obá EUA uma festa da fogueira de Xangô parágrafo Poder Levar SUAS Brasas parágrafo Seu Reino, Desta forma e considerada UMA das esposas de Xangô Mais uma fieis ele.
Obá Orixá e uma Ligado Água, Guerreira e feminina POUCO. SUAS Roupas São Vermelhas e Brancas, hum escudo Leva, Uma espada, Uma Coroa de Cobre. EUA hum pano NA Cabeça parágrafo esconder uma Orelha Cortada. Conta e lenda Que Obá, Xangô Por repudiada, semper vivia rondando o palácio voltar par.




Características

Cor
Vermelha (marrom rajado)
Fio de Contas
-
Ervas
Candeia, negamina, Folha de Amendoeira, Mangueira Ipoméia, manjericão, rosa branca
Símbolo
ofangi e hum (espada) Escudo de Cobre
Pontos da Natureza
Rios de Águas Revoltas.
Flores
-
Essências
-
Pedras
Marfim, esmeralda, coral, olho de leopardo
Metal
Cobre
Saúde
Audição Orelha, garganta.
Planeta
-
Dia da Semana
Quarta-feira
Elemento
Fogo
Chakra
-
Saudação
Obá xirê
Bebida
Champanhe
Animais
Galinha d'Angola
Comidas
Abará - massa de feijão fradinho enrolado in Folhas de bananeira, acarajé e quiabo picado.
Numero
-
Data Comemorativa
30 de Maio.
Sincretismo
Santa Joana d'Arc

Incompatibilidades

Sopa, Peixe de Água Doce



Atribuições
Defende uma Justiça, Procura Refazer o Equilíbrio.

Lendas De Obá

Obá - Orixá Guerreira e Revoltas Das Águas!

Obá vivia in Companhia de Oxum e Iansã, sem Reino de Oyó, Como UMA das esposas de Xangô, Dividindo um Preferência do empreendedorismo Rei reverenciado como Duas Iabás (Orixás Femininos).
Obá percebia o grande apreço Que Xangô tinha Por Oxum, Que mimosa e dengosa, atendia uma semper Todas As preferencias do Rei, servindo e agradando semper EAo SEUS Pedidos. Obá resolveu entao, perguntar parágrafo era Oxum qua O Grande Segredo Que ELA tinha, Que levasse um par preferencia do amor de Xangô, Iansã Vez Que, andava com o semper in batalhas, Rei e Conquistas de reinados e terras, guerreiro Gênio Pelo Seu e corajoso e Obá era desprezada e deixada semper Por Último nd Lista das esposas de Xangô. entao Oxum, matreira e esperta, Falou Que Seu in era Segredo de Como preparar o Amalá de Xangô principal comida do Rei, Que LHE Servia semper Que deseja-se carbonetos Momentos ao Lado do patrono da Justiça.
Obá, Como UMA Menina Ingenua, escutou e registrou de Todos os Ingredientes Que Oxum falava,  Sendo Que Por FIM Oxum, alem de Tudo Que Falou ISSO, tinha cortado e Colocado UMA de SUAS Orelhas nd Mistura fazer Amalá Xangô enfeitiçar par. Obá agradeceu uma Sinceridade de Oxum e hum Saiu Fazer par in Amalá louvor AO Rei, enquanto Oxum, ria da Ingenuidade de Que Obá, semper uma atenta Tudo, nao Percebeu Que Oxum mentira, ELA POIs encontrava-SE COM SUAS Duas Orelhas, e falará ISSO somente par debochar de Obá. Obá in Grande Sinal de Amor Pelo Seu Rei, preparou Amalá Grande hum, e cortou FIM Por UMA de SUAS Orelhas Colocando Mistura nd e oferecendo à Xangô Como Gesto de amor Seu sublime. Xangô AO receber uma comida, um Percebeu Orelha de Obá nd Mistura, e esbravejou e gritou. Oxum e Obá, apavoradas, fugiram e nsa se transformaram rios Que levam OS SEUS nomos. Nenhum local de Confluência dos Dois Cursos de Água, como Ondas tornam-se Muito agitadas Entre Disputa da in CONSEQÜÊNCIA como divindades Duas. E, quando comiam Hoje manifestadas in SEUS iaôs dançam simbolizando ELAS UMA Luta.

A Luta de Obá e Ogum
Certa Vez Obá desafiou Ogum Combate hum par. O guerreiro, porém pingos pilados da Luta FOI UM Consultar babalaô, ensinou O Que Fazer UMA uma massa de Milho e quiabo. Ogum esfregou ESTA massas não Combate ao local Destinado. Caiu e Obá perdeu o Equilíbrio, escorregou no Chão. Ogum aproveitou-se e ganhou descompas A Luta.

Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.