quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

IMPORTANCIA E NECESSIDADE DE SABER OS ODÚS


Quando uma pessoa se encontra com sérios problemas, sejam eles quais forem, é comum que este ser humano procure explicações e respostas junto a DEUS, afinal ele é a solução de tudo. E qual a forma mais fácil e sabia de comunicar-se com ele? Sem duvida alguma procurando um Babalawo! O Babalawo através do Oráculo Sagrado de Ifá o "Opele Ifá" (instrumento este de comunicação direta com Orunmilá, e Orunmilá o que se comunica diretamente com Deus), vai a busca de desvendar a origem dos problemas daquela pessoa. Uma vez sabido a origem daquele mal, o Odu Ifá apontado naquele momento, traz para aquele ser todas as respostas que necessita, orientações de como conduzir a vida e se aproximar do êxito, assim também como os remédios e medicinas/Ebós que devem ser realizados a fim de afastar toda e qualquer negatividade e aproximar as boas energias da natureza. Uma vez que o homem esta em equilíbrio com as forças da natureza, e a natureza é a maior expressão da força de Deus na terra, este endivido começa a viver um novo tempo marcado com: - Alegria, Felicidade plena, Saúde e vida longa, Prosperidade e abundancia, Êxito em sua relação sentimental, amorosa e familiar, englobando mulher e filhos, alem é claro de superar todos os problemas e pessoas que intentam contra nós.

A palavra odù vem da língua yorubá e significa "destino". Portanto, odù é o destino de cada pessoa.

O destino é, na verdade, a regra determinada a cada pessoa por Olodumaré para se cumprir no àiyé, o que muitos chamam de missão. Esta "missão" nada mais é do que o odù que já vem impresso no ìpònrí de cada um, constituído numa sucessão de fatos, enquanto durar a vida do emi-okán ou espírito encarnado na terra.

Enquanto a criança ainda não nascer, ou seja, enquanto ela permanecer na barriga de sua mãe, o odù ou destino desta criança ficará momentaneamente alojado na placenta e só se revelará no dia do nascimento da criança.

Cada odù ou destino está ligado a um ou mais orixá. Este orixá que rege o odù de uma pessoa influenciará muito durante toda a vida dela. Mas, nem por isso ele será obrigatoriamente o orixá-ori, ou "o pai de cabeça" daquela pessoa, ou seja, o orixá-ori independe do odù da pessoa. Vejamos um exemplo: um omon-orixá de Yansã que tenha no seu destino a regência do odù ofun (que é ligado à Oxalá), essa pessoa terá todas as características dos filhos de Yansã: independentes, autoritários, audaciosos. Mas, sofrerá as influências diretas do odù ofun, trazendo portanto para este filho de Yansã, lentidão em certos momentos da vida. Situação esta desagradável para os filhos de Yansã, que tem a rapidez como marca registrada.

Os odùs ou destinos são um segmento de tudo que é predestinação que existe no universo, conseqüentemente, de todas as pessoas.

Os odùs, além de serem a individualidade de cada um, também são energias de inteligências superiores que geraram o "Grande Boom", a explosão acontecida a milhares de anos no espaço que criou tudo.

Dentro de um contexto específico(pessoal ou social) em nosso planeta esses odùs podem seguir um caminho evolutivo ou involutivo, por exemplo: existe um odù denominado de odi. Foi Odi que em disfunção gerou as doenças venéreas e outras doenças resultantes de excessos e deturpações sexuais. Traz em sua trajetória involutiva a perversão sexual e é ainda através desse lado involutivo de odi que acontece a perda da virgindade e a imoralidade.

Porém, como expliquei, existe o lado evolutivo e o próprio odù odi citado aqui em nosso exemplo possui características boas e marcantes como: caráter forte e firme e tendência a liderança.

Na verdade, são os odùs que governariam tudo que está ligado a vida em todos os sentidos.


http://www.terreirodeyansa.hpg.ig.com.br/osodus.htm
http://fotolog.terra.com.br/axeolokitiefon:434
Imagem: http://soumetalraiorelmpagoetrovao.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.