terça-feira, 18 de janeiro de 2011

20 de janeiro dia de São Sebastião - Oxossi


OXOSSI - O ORIXÁ CAÇADOR


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião que pelo sincretismo é o dia do Orixá Oxossí, segue abaixo um esboço sobre este Grande Arcano.

Oxossí é um dos sete Arcanos designados por Deus para ser um comandante universal, sua regência é chamada pelos esotéricos de "Essência" isto é aquilo que anima que dá vida, diferente de Ogum que é o movimento aquele que movimenta uma situação.

Oxossí é um dos quatro Orixás que comandam os elementos, no caso dele o elemento é o Ar, elemento mutável e como o elemento Oxossí e seus filhos também são.

Quando falamos que Oxossí é o "Caçador" alguns faem ligação com os mitos e lendas do Candomblé onde Oxossí também chamado de 'Odé' que quer dizer caçador em yorubá, mas nós praticantes da Umbanda e principalmente os esotéricos dão outra explicação pra essa caracteristica.
Quando dizemos caçador quer dizer que Oxossí é um Orixá mutávels que sempre está a procura de algo,
Oxossí não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos doa a quem doer, muitos mitos dizem que Oxossí passava por cima até dos tabus e proibições para conseguir caçar, e assim são seus filhos também, teimosos e indecisos estão sempre mudando de curso, mas seguem o caminho escolhido por eles até o fim mesmo que estes saibam que no fim da linha não encontrarão nada.

Podemos espressar a energia de Oxossí na Umbanda com a palavra "dinamismo" pois Oxossí está sempre pronto pra caça, o Senhor do Ar também é elegante e romantico é o senhor do amor, o eterno companheiro de Oxum.
Os dois comandam o planeta Venûs, planeta regente de 2010.

Também conhecido como o "Doutrinador" Oxossí é o Orixá que com seus Caboclos aplica a disciplina da Lei, doutrinando as almas submissas e as levando para a iluminação.

Oxossí é o arquétipo daquele que busca ultrapassar seus limites, expandir seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxossí acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxossí representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.

O arquétipo de Oxossí é o das pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de inicitiva e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.

Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'.

Texto do Pai Léo Del Pezzo



Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.