quarta-feira, 2 de março de 2011

Mediunidade

Autor:  Manoel Philomeno de Miranda (espírito)

A mediunidade é faculdade inerente a todos os seres humanos, que um
dia se apresentará ostensiva mais do que ocorre no presente momento
histórico.



À medida que se aprimoram os sentidos sensoriais, favorecendo com
mais amplo cabedal de apreensão do mundo objetivo, amplia-se a
embrionária percepção extrafísica, ensejando o surgimento
natural da mediunidade.



Não poucas vezes, é detectada por características especiais que
podem ser confundidas com síndromes de algumas psicopatologias que,
no passado, eram utilizadas para combater a sua existência.



Não obstante, graças aos notáveis esforços e estudos de
Allan Kardec, bem como de uma plêiade de investigadores dos
fenômenos paranormais, a mediunidade vem podendo ser observada e
perfeitamente aceita com respeito, face aos abençoados contributos
que faculta ao pensamento e ao comportamento moral, social e espiritual
das criaturas.



Sutis ou vigorosos, alguns desses sintomas permanecem em determinadas
ocasiões gerando mal-estar e dissabor, inquietação e transtorno
depressivo, enquanto que, em outros momentos, surgem em forma de
exaltação da personalidade, sensações desagradáveis no
organismo, ou antipatias injustificáveis, animosidades mal
disfarçadas, decorrência da assistência espiritual de que se
é objeto.



Muitas enfermidades de diagnose difícil, pela variedade da
sintomatologia, têm suas raízes em distúrbios da mediunidade de
prova, isto é, aquela que se manifesta com a finalidade de convidar o
Espírito a resgates aflitivos de comportamentos perversos ou doentios
mantidos em existências passadas. Por exemplo, na área física:
dores no corpo, sem causa orgânica; cefalalgia periódica, sem
razão biológica; problemas do sono - insônia, pesadelos,
pavores noturnos com sudorese -; taquicardias, sem motivo justo; colapso
periférico sem nenhuma disfunção circulatória, constituindo
todos eles ou apenas alguns, perturbações defluentes de mediunidade
em surgimento e com sintonia desequilibrada. No comportamento
psicológico, ainda apresentam-se: ansiedade, fobias variadas,
perturbações emocionais, inquietação íntima, pessimismo,
desconfianças generalizadas, sensações de presenças imateriais
- sombras e vultos, vozes e toques - que surgem inesperadamente, tanto
quanto desaparecem sem qualquer medicação, representando
distúrbios mediúnicos inconscientes, que decorrem da captação
de ondas mentais e vibrações que sincronizam com o perispírito do
enfermo, procedentes de Entidades sofredoras ou vingadoras, atraídas
pela necessidade de refazimento dos conflitos em que ambos - encarnado e
desencarnado - se viram envolvidos.



Esses sintomas, geralmente pertencentes ao capítulo das obsessões
simples, revelam presença de faculdade mediúnica em desdobramento,
requerendo os cuidados pertinentes à sua educação e prática.



Nem todos os indivíduos, no entanto, que se apresentam com sintomas
de tal porte, necessitam de exercer a faculdade de que são
portadores. Após a conveniente terapia que é ensejada pelo estudo
do Espiritismo e pela transformação moral do paciente, que se fazem
indispensáveis ao equilíbrio pessoal, recuperam a harmonia
física, emocional e psíquica, prosseguindo, no entanto, com outra
visão da vida e diferente comportamento, para que não lhe
aconteça nada pior, conforme elucidava Jesus após o atendimento e
a recuperação daqueles que O buscavam e tinham o quadro de
sofrimentos revertido.



Grande número, porém, de portadores de mediunidade, tem
compromisso com a tarefa específica, que lhe exige conhecimento,
exercício, abnegação, sentimento de amor e caridade, a fim de
atrair os Espíritos Nobres, que se encarregarão de auxiliar a cada
um na desincumbência do mister iluminativo.



Trabalhadores da última hora, novos profetas, transformando-se nos
modernos obreiros do Senhor, estão comprometidos com o programa
espiritual da modificação pessoal, assim como da sociedade, com
vistas à Era do Espírito imortal que já se encontra com os seus
alicerces fincados na consciência terrestre.



Quando, porém, os distúrbios permanecerem durante o tratamento
espiritual, convém que seja levada em conta a psicoterapia
consciente, através de especialistas próprios, com o fim de
auxiliar o paciente-médium a realizar o autodescobrimento,
liberando-se de conflitos e complexos perturbadores, que são
decorrentes das experiências infelizes de ontem como de hoje.



O esforço pelo aprimoramento interior aliado à prática do bem,
abre os espaços mentais à renovação psíquica, que se
enriquece de valores otimistas e positivos que se encontram no bojo do
Espiritismo, favorecendo a criatura humana com alegria de viver e de
servir, ao tempo que a mesma adquire segurança pessoal e confiança
irrestrita em Deus, avançando sem qualquer impedimento no rumo da
própria harmonia.



Naturalmente, enquanto se está encarnado, o processo de crescimento
espiritual ocorre por meio dos fatores que constituem a argamassa
celular, sempre passível de enfermidades, de desconsertos, de
problemas que fazem parte da psicosfera terrestre, face à condição
evolutiva de cada qual.



A mediunidade, porém, exercida nobremente se torna uma bandeira
cristã e humanitária, conduzindo mentes e corações ao porto de
segurança e de paz.



A mediunidade, portanto, não é um transtorno do organismo. O seu
desconhecimento, a falta de atendimento aos seus impositivos, geram
distúrbios que podem ser evitados ou, quando se apresentam, receberem
a conveniente orientação para que sejam corrigidos.



Tratando-se de uma faculdade que permite o intercâmbio entre os dois
mundos - o físico e o espiritual - proporciona a captação de
energias cujo teor vibratório corresponde à qualidade moral
daqueles que as emitem, assim como daqueloutros que as captam e as
transformam em mensagens significativas.



Nesse capítulo, não poucas enfermidades se originam desse
intercâmbio, quando procedem as vibrações de Entidades doentias ou
perversas, que perturbam o sistema nervoso dos médiuns incipientes,
produzindo distúrbios no sistema glandular e até mesmo afetando o
imunológico, facultando campo para a instalação de bactérias e
vírus destrutivos.



A correta educação das forças mediúnicas proporciona
equilíbrio emocional e fisiológico, ensejando saúde integral ao
seu portador.



É óbvio que não impedirá a manifestação dos fenômenos
decorrentes da Lei de Causa e Efeito, de que necessita o Espírito no
seu processo evolutivo, mas facultará a tranqüila condução dos
mesmos sem danos para a existência, que prosseguirá em clima de
harmonia e saudável, embora os acontecimentos impostos pela
necessidade da evolução pessoal.



Cuidadosamente atendida, a mediunidade proporciona bem-estar físico e
emocional, contribuindo para maior captação de energias revigorantes,
que alçam a mente a regiões felizes e nobres, de onde se podem
haurir conhecimentos e sentimentos inabituais, que aformoseiam o
Espírito e o enriquecem de beleza e de paz.



Superados, portanto, os sintomas de apresentação da mediunidade,
surgem as responsabilidades diante dos novos deveres que irão
constituir o clima psíquico ditoso do indivíduo que, compreendendo
a magnitude da ocorrência, crescerá interiormente no rumo do Bem e
de Deus.

Psicografia de Divaldo Franco. Livro: temas da Vida e da Morte
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

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