terça-feira, 19 de abril de 2011

19/04 é um dia muito especial dia Santo Expedito


Santo Expedito-Caboclo de Oxalá- 7ª sub legião

Sua festa é celebrada no dia 19 de abril



SUB-LEGIÃO DOS CABOCLOS DE OXALÁ
  1. SÃO JOSÉ
  2. SANTA RITA DE CÁSSIA
  3. SÃO FRANCISCO (SEMIROMBA)
  4. SANTO ANTONIO
  5. MARIA MADALENA
  6. JOSÉ DE ARIMATÉIA
  7. SANTO EXPEDITO
Santo ExpeditoAquele que traz a velocidade para o caminho transformando energias.
Cor vibratória: branco ou cor-de-rosa


Alguns acham que Santo Expedito não existiu. Na verdade existiu, mas teria outro nome. Um santo foi martirizado e morto em Roma, e após seus seguidores colocá-lo em um caixão resolveram despachá-lo para um Mosteiro na Espanha onde teria um enterro mais condizente e seguro, e assim um caixão contendo o corpo do santo foi despachado com urgência e com o nome "spedito" escrito, do lado de fora, significando "urgência" no despacho. Mas aqueles que receberam o caixão confundiram o nome como sendo o nome do mártir (Expedito é um nome muito comum na Espanha) e com grande vigor e energia propagaram o seu culto como sendo o santo das causas expeditas, ou seja, das causas urgentes.
Já havia na antiga Alemanha, por volta do século 18, a existência de uma devoção ao Santo Expedito como sendo o santo das causas urgentes é tão antiga quanto em 1781 onde já era invocado como padroeiro da cidade de Acireale na Sicília. Na Espanha ele tem muitos devotos e varias capelas dedicadas a ele em especial principalmente na Catalunha.

Cumpre observar que existe outra versão também aceita por muitos que diz que Santo Expedito teria sido soldado junto com Hermógenes e Caio possivelmente no principio do século IV e que foi martirizado como nos indica a palma – a palma do laurel do martírio-que segura na mão esquerda, e teria sofrido o martírio na cidade de Metilene, situada na republica Armênia região conhecida com Capadócia. Segundo esta versão a origem do nome é porque os soldados romanos de ataque rápido-tipo os comandos de hoje-tinham armas leves e pouca armadura-e eram chamados "expeditus".
O motivo do seu martírio foi porque ele não quis render culto aos deuses pagãos e o próprio imperador Diocleciano foi quem ordenou o seu martírio para que cedesse. Em alguns livros de santos se narra os martírios que sofreu junto com outros soldados para renunciar a sua fé cristã.
Os atos dos martírios na época narram o martírio com grandes prensas de madeira que esmagavam os ossos dos joelhos e pés, a roda que esticava o corpo até arrancar os braços e finalmente queimaduras com óleos e brasas, até a morte. Assim só não cedia quem tivesse a fé de um santo, o que foi o caso de Santo Expedito.

Cumpre notar que apesar desta polêmica, temos em vários locais do Brasil, capelas dedicadas a Santo Expedito, bem como orações dirigidas a ele e temos recentemente um site na internet dedicado a São Expedito.




Um Saravá Amigo
Octavio
www.maeyemanjaebaianozeferino.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/fraternidade_socorrista_mae_yemanja_e_baiano_zeferino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.