terça-feira, 5 de abril de 2011

Os Pedidos dos Guias


Estive pensando muito nas nossas fraquezas. Coisas que vejo tanto dentro quanto fora do campo santo, das quais muitas vezes já me vi fazendo também.

Por vezes nossos guias nos pedem para acender uma vela, comprar uma bebida ou um cigarro específico, o que acho válido, pois essas ferramentas são usadas para ajudar nossos irmãos ou até a nós mesmos. E nunca é exigido marca nenhuma. Por exemplo, uma vez me foi pedido uma garrafa de whisky, quando questionei qual o guia preferia, ele só me respondeu: qualquer uma, desde que seja algum que você beba.

Por causa desses pedidos, eu vejo alguns irmãos questionando a necessidade disso, ou, muitas vezes, a credibilidade do guia. Tenho cansado de ouvir: “não espere por isso, se você esperar ninguém faz”. Concordo em partes. Claro que deve haver interesse pessoal de cada um, mas deixar de acreditar na palavra de um guia de luz, isso nunca vai acontecer. E a cada dia que passa eu tenho mais provas de que estou caminhando na estrada certa. Vejo o retorno que meus irmãos e o pessoal que nos procura tem. Nada demais, nenhum milagre. Claro que tudo precisou do empenho pessoal de cada um em seu referido caso, mas sempre amparado pelas palavras e pela energia do guia.

Eu fico particularmente muito satisfeito em saber que nossos irmãos estão sendo ajudados. Nunca me passou pela cabeça questionar as atitudes, as palavras ou os pedidos de cada guia. Apenas acredito que tudo deve ser feito de coração, sabendo que nosso caminho é decidido por nós mesmos (o livre arbítrio), mas sempre amparado pelos nossos guias. O amor incondicional de Deus e de nosso pai Oxalá é manifestado através deles também. Claro que temos que passar pelas nossas provações, ter nossas dificuldades, mas nunca nenhum problema é grande o suficiente para não ser resolvido.

Uma vez eu vi em um DVD de uma banda católica, um trecho em que um dos músicos faz o seguinte comentário: “De que adianta ter fé, se ainda assim temos o sofrimento? Adianta que quando a dor, o sofrimento, a tristeza passa por você, pela sua casa, pela sua família, ela bagunça tudo, leva muita coisa, mas deixa as pedras pra você reconstruir, deixa o teu Deus”.

Meus irmãos, essa é a resposta que eu dou para quem questiona os pedidos dos nossos guias: Fé!

Que pai Oxalá abençoe a todos!!!

Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.