Seguidores

Translate - Tradutor

Volte sempre!


Fale Conosco 
 

Atenção. Importante!

Alguns Textos, Mensagens e Imagens foram retirados de variados sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.

A real intenção do blog Grupo Boiadeiro Rei não é de plágio, mas sim de espalhar Conhecimento e Espiritualizar...

 
TODO ACERVO DE MATERIAL DE ESTUDOS DO GRUPO DE ESTUDOS BOIADEIRO REI ESTA NO SERVIDOR ISSUU DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE INFORMAÇÕES DA RELIGIÃO ACESSE - O LINK EBOOKS A BAIXO 
 
LlNK:
 

Pesquisar

Leia Também em nosso Site

domingo, 17 de outubro de 2010

A Historia sobre Obaluaiê


Obaluaiê


Na Umbanda, o Culto e Feito um Obaluaiê, Que se desdobra com o nomo de Omulu. Orixá originário do Daomé. Sombrio Orixá e Um, Tido Entre OS iorubanos Como severo e terrível, Caso nao SEJA devidamente cultuado, porém Pai bondoso e fraternal parágrafo aqueles Que se tornam merecedores, atraves de Gestos humildes, honestos e leais.
Nanã decanta OS Espíritos Que irão reencarnar e Obaluaiê estabelece o cordão Energético Que une o Espírito AO Corpo (feto), Que Sera Recebido sem Útero Que ASSIM materno alcançar o Desenvolvimento celular básico (físicos Órgãos).
Ambos OS surgem quando nomos nsa referimos à ESTA Figura, SEJA Omulu SEJA Obaluaiê. Pará uma Maior Parte dos Devotos do Candomblé e da Umbanda, OS nomos São praticamente intercambiáveis, Referentes A UM MESMO arquétipo e, correspondentemente, UMA MESMA divindade. JA alguns babalorixás Pará, porém, ha de se MANTER Certa Distância Entre Os Dois termos, Uma Vez Que representam Diferentes Tipos do Orixá MESMO.
COMUNS also São Variações como Obaluaê e Abaluaê Gráficas.
Um dos Orixás temidos Mais, comanda a Doenças e, consequentemente, a Saúde. Como ASSIM SUA Mãe Nanã, dez Relação com uma profunda Morte. Tem o Rosto Corpo EO cobertos de palha da costa, EM ALGUMAS esconder parágrafo Lendas como a varíola da Marcas, EM OUTRAS JÁ Curado nao podería serviços olhado de frente Por serviços o Próprio Brilho do sol. Seu Símbolo e o Xaxará - Um Feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios.
Em termos estritos Mais, Obaluaiê e um Jovem forma do Orixá Xapanã, enquanto Omulu e Sua forma velha. Como porém, Xapanã e hum Nome proibido Tanto não Candomblé Como nd Umbanda, nao devendo serviços mencionado POIs PoDE atrair uma Doença inesperadamente, a forma Obaluaiê e um Que Mais se ve. This distinção se aproxima da empre Que EXISTE como Formas básicas de Oxalá: Oxalá (o Crucificado), Oxaguiã um Jovem forma e Oxalufã Mais uma forma velha.
A Figura de Omulu / Obaluaiê, Mitos Como ASSIM SEUS, e Completamente Cercada de Mistérios e dogmas indevassáveis. Em termos Gerais, ESSA Figura e do atribuído o TODAS Controle Sobre como Doenças, especialmente como epidêmicas. Essência Faria da Parte Básica vibratória do Orixá Tanto o Poder de causar uma Doença Como o de possibilitar uma cura fazer MESMO CRIOU Que mal.
Em ALGUMAS Narrativas Mais tradicionalistas tentam apontar-se Que o Conceito original da divindade se referia AO da varíola deus, porém Visão tal, e UMA evidenciados limitação. A varíola nao Seria uma Única Doença Controle Seu soluço, era Simplesmente uma Epidemia Mais devastadora e perigosa Que conheciam OS Habitantes africana Comunidade da original, Onde surgiu Omulu / Obaluaiê Daomé, o.
ASSIM, Sombrio e grave Como Iroco, Oxumarê (SEUS Irmãos) e Nanã (SUA MAE), Omulu / Obaluaiê e UMA Criatura da cultura Jêje, posteriormente assimilada Pelos iorubás. Enquanto OS Orixás iorubanos São extrovertidos, de têmpera passional, alegres, Humanos e Cheios de Pequenas falhas Que SO OS identificam com Seres Humanos, conforme Figuras daomeanas estao Mais uma Associadas UMA Visão religiosa in Que os deuses distanciamento Entre Seres Humanos e Bem E Maior. Quando Aproximação ha, ha de se Temer, env Alguma Tragédia Acontecer parágrafo ESTA, env Orixás OS fazer austeros São Daomé não Comportamento mitológico, sepulturas e conseqüências negativas ameaças SUAS eles.
A Visão de Omulu / Obaluaiê e fazer um castigo. Se hum Ser Humano Falta COM UM OU elementos Filho-de-santo ameacado e Seu, o Orixá castiga com Violência e Determinação, Sendo Difícil UMA negociação aplacar UM OU, Mais prováveis iorubás nsa Orixás.
Pierre Verger, Nesse Sentido, Sustenta Que uma cultura do Daomé e Muito Mais Antiga Que um iorubá, O Que PoDE serviços SEUS Sentido in Mitos: A antigüidade dos cultos de Omulu / Obaluaiê e Nanã (Orixá feminino), freqüentemente confundidos CERTAS in contraditório da África, indicada e Detalhe hum Pôr do ritual dos sacrifícios de animais LHE Que São Feitos. Este ritual SEM Realizado e o Emprego de Instrumentos de ferro, indicando Que essas Duas divindades faziam Parte de UMA Civilização anterior A Idade do Ferro e A Chegada de Ogum.
Parte Como fazer temor dos iorubás, enguias passaram um enxergar uma divindade (Omulu / Obaluaiê) mais sombria dos dominados Como Fonte de Perigo e terror números Entrando, Processo Que PODEMOS Chamar de malignação de Orixá hum do Povo subjugado, Que nao encontrava Correspondente e completo Exato (apenas da Existência atuarem semelhantes de Ossãe). Omulu / Obaluaiê Seria o Registro da Passagem de Doenças epidêmicas, castigos Sociais, ja atacariam Que Toda CADA UMA COMUNIDADE de Vez.
Obaluaiê, o Rei da Terra, e Filho de NANÃ, MAS FOI CRIADO IEMANJÁ Por Que o acolheu quando um manco serviços Mãe rejeitou-o por, feio e coberto de feridas. E UMA divindade da terra dura, seca e Quente. E como Vezes chamado "O Velho", COM TODO O Poder Que PRESTÍGIO e um representante idade não Candomblé. This Ligado ao Sol, propicia Colheitas e Detêm ambivalentemente uma cura Doença EA. Com Seu Xaxará, cetro ritual de palha da Costa, expulsa um mal elemento peste igualdade de oportunidades. Mas uma Doença also serviços PoDE uma marca dos Eleitos, Pelos cais Quais d'Orsay Omulu servido Quer serviços. Quem TeVe varíola e freqüentemente consagrado um Omulu, e Que chamado "Médico dos Pobres".
SUAS RELAÇÕES COM OS Orixás São marcadas Pelas brigas com Xangô e Ogum e Abandono Pelo Que OS Orixás Femininos legaram-LHE. Rejeitado Pela Mãe primeiramente, segue Sendo Abandonado Por Oxum, Por quem se apaixonou, Que, juntamente com Iansã, o Troca-Por Xangô. FINALMENTE Obá, com Quem se casou, FOI Roubada Por Xangô.
EXISTE UMA grande variedade de Tipos de Omulu / Obaluaiê, Como Acontece Todos praticamente COM OS Orixás. Existem Formas Guerreiras e nao Guerreiras, de Diferentes idades, etc, MAS resumidos Pelas Básicas Duas configurações do Velho e do Moço. A diversidade de nomos nsa also PoDE Levar um raciocinar Mitos Que existem semelhantes in Diferentes Grupos tribais da MESMA Região, justificando Que o Orixá e also conhecido Como Skapatá, Omulu Jagun, Quicongo, Sapatoi, Iximbó, Igui.
This Grande Potência Astral Inteligente, quando relacionado à Vida e à cura, recebe o Nome de Obaluaiê. Tem soluço Seu comando incontáveis legiões de Espíritos Que atuam Nesta Irradiação OU Linha, Trabalhadores do Grande Laboratório do Espaço e verdadeiros Cientistas, Médicos, Enfermeiros, etc, Que preparam Espíritos do Além OS n. Uma Nova Encarnação, de promoverem uma cura das Nossas Doenças.
Atuam also nenhum Físico plano, Junto EAo Profissionais de Saúde, trazendo o bálsamo Necessário n. o alivio das Dores sofrem daqueles que.
O Senhor da Vida also e Guardião das Almas Que Ainda nao se libertaram da Matéria. ASSIM, NA Hora do desencarne, São eles, OS falangeiros de Omulu, nsa Vem Que ajudar um desatar NOSSOS FiOS de agregação Físico-astral (cordão de prata), Que ligam o perispírito AO material Corpo.
Os comandados de Omulu, OUTRAS Dentre funções, diretamente de São Responsáveis Pelos pré Sitios e Pós Morte Física (Hospitais, Cemitérios, Necrotérios etc), envolvendo Estes Lugares com Poderoso Campo de Força fluidíco-Magnético, a Fim de SO nao deixarem Que Astrais vampiros (kiumbas desqualificados) Energias do duplo etérico sorvam daqueles Que vias in estao de falecidos OU falecerem.


Características

Cor
Preto e Branco
Fio de Contas
Contas e miçangas Pretas e Brancas leitosas.
ErvasCanela de Velho, Erva de Bicho, Erva de Passarinho, Barba de Milho, Barba de Velho, Cinco Chagas, Fortuna, Hera. (Sete-sangrias cuféia, erva-de-passarinho, canela de velho Quitoco, Zínia)
Símbolo
Cruz
Pontos da Natureza
Cemitério, grutas, praia
Flores
Monsenhor Branco
Essências
Cravo e Menta
Pedras
Obsidiana, Ônix, Olho-de-gato
Metal
Chumbo
Saúde
Todas As contraditório do Corpo (É o Orixá da Saúde)
Planeta
Saturno
Dia da Semana
Segunda-feira
Elemento
Terra
Chakra
Básico
Saudação
Atôtô (Significa "Silêncio, Respeito")
Bebida
Água mineral (vinho tinto)
Animais
Galinha d'Angola, Caranguejo e Peixes de couro cachorro.
Comidas
Feijão Preto, Carne de Porco, Deburú - pipoca, (Abbado - amendoim pilado e torrado; latipá - Folha de mostarda, e, Ibêrem - Bolo de Milho envolvido nd Folha de Bananeira)
Numero
3
Data Comemorativa
16 de Agosto (17 de Dezembro)
Sincretismo:
São roque (São Lázaro).
Incompatibilidades:
Claridade, sapos



Atribuições
Muitos associam o divino Obaluaiê apenas com o Orixá curador, e realmente Que elementos, POIs cura MESMO! Mas Obaluaiê e Muito Mais do Que JÁ descreveram o. Elementos e o "Senhor das Passagens" de hum Plano parágrafo Outro, de UMA Dimensão n. outra, e MESMO do Pará, Espírito e carne um vice-versa









Como Características Dos Filhos De Obaluaiê
Ao senhor da Doença e relacionado hum arquétipo Psicológico derivado de NA SUA postural dança: se NELA dos Omulu / Obaluaiê esconde espectadores Chagas SUAS, nao Deixa de Sorting Ordenação, Pelos sofrimentos implícitos postural SUA emes, uma Desgraça Que o abate. N Comportamento do dia-a-dia, tal revelação se Tendência atraves de hum carater tipicamente masoquista.
Arquetipicamente, Lega A SEUS Filhos Tendências AO masoquismo e à autopunição, hum Austero Código de Conduta Pequenos Problemas e Possíveis COM OS MEMBROS inferiores, in Geral, OU Outros Defeitos físicos.
Pierre Verger define Os Filhos de Omulu Como PESSOAS Que São incapazes de se sentirem satisfeitas quando a Vida corre tranquila parágrafo ELAS. Podem atingir comeu Situações materiais e rejeitar, diâmetro Belo hum, TODAS essas Vantagens Por Causa de escrúpulos Imaginários Certos. São PESSOAS Que Certos, EM CASOS, se sentem capazes de se consagrar dos AO Outros Bem-Estar, Fazendo completa Abstração SEUS proprios de Interesses e Necessidades vitais.
Não Candomblé, a Umbanda Como nd, tal Interpretação PoDE serviços Demais restritiva. A marca Mais forte de Omulu / Obaluaiê nao e uma exibição de Seu Sofrimento, Mas o elemento com Convívio. Elementos se manifes n'uma Tendência autopunitiva Muito forte, Que Tanto PoDE Revelar-se Como UMA GRANDE CAPACIDADE de somatização de Problemas psicológicos (IstoÉ, uma traumas Transformação de Emocionais in Doenças Físicas reais) Filhos, Como n'uma Elaboração de Conceitos morais rígidos SEUS Que afastam -de-santo do cotidiano, das OUTRAS Geral in Pessoas e principalmente OS Prazeres. SUA Básica insatisfação, so as to, nao se reservaria contra a Vida, Mas sim contra si Próprio, Uma Vez Que elementos FOI estigmatizado Pela marca da Doença, EM SI JÁ UMA punição.
Em outra forma de extravasar Seu arquétipo Filho hum, fazer Orixá, negativista Menos, PoDE apegar-se ao Mundo material de forma sôfrega, Como se estivessem perigosamente Todos elementos contra, TODAS Como se fossem negadas como Riquezas do Padrão, hum Gerando Torno in Comportamento Obsessivo da necessidade de enriquecer e ascender Socialmente.
MESMO ASSIM, UM Certo toque do Recolhimento e da autopunição de Omulu / Obaluaiê Serao SEUS visíveis in Casamentos: nao Raro se apaixonam Figuras Por extrovertidas e sensuais (Como uma indomável Iansã, a envolvente Oxum, o Atirado Ogum) ocupam Que Naturalmente o centro do palco, reservando AO cônjuge de Omulu / Obaluaiê hum Papel Mais discreto. Gostam de ver brilhar Seu amado, Mas o invejam, e Vivendo FICAM COM Muita insegurança, POIs Outro o julgam, Fonte de Paixão e Interesse de Todos.
ASSIM Como Ossãe, como PESSOAS Desse Tipo São basicamente solitárias. tendão MESMO UM Grande Círculo de Amizades, freqüentando o Mundo social, Seu hum mantendo Comportamento Seria superficialmente Aberto e intimamente fechado, Relacionamento com o Mundo superficial e guardando SUA intimidade parágrafo Própria si. O Filho do Orixá oculta com individualidade SUA UMA Máscara de austeridade, mantendo comeu UMA aura de Respeito e de imposição, de Certo Medo EAo Outros. Experiência Pela inerente um velho Orixá hum, irônicas São PESSOAS. COMENTÁRIOS despedaçá porém nao São prolixos e superficiais, MAS diretos e secos, O Que COLABORA parágrafo imagem de um terrível Que forma de si proprio.
EntreTanto, humildes serviços podem, simpaticos e caridosos. ASSIM NA Umbanda e Que Este Orixá toma uma Personalidade da Caridade nd Cura das Doenças, Sendo considerado o "Orixá da Saúde".
O Tipo Psicológico dos Filhos de Omulu e fechado, desajeitado rústico, desprovido de charme elegancia UO. serviços PoDE hum Doente marcado Pela varíola UO Por Alguma Doença de Pelé e E freqüentemente hipocondríaco. Tem considerável Força de Resistência e E Capaz de prolongados esforços. Geralmente eh pessimista e, com Tendências autodestrutivas Que o Vida nd prejudicam. Amargo, melancólico, Torna-se Solitário. Mas quando TEM SEUS OBJETIVOS determined, e Combativo e obstinado SUAS METAS in alcançar. Quando desiludido, ambições reinjete SUAS, adotando UMA Vida de humildade, Voluntária de Pobreza, de mortificação.
E lento, porém perseverante. Firme Como UMA Rocha. Falta espontaneidade-LHE e CAPACIDADE de Adaptação, e Por ISSO nao aceita Mudanças. E vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido humilhado UO.
Essencialmente viril, Por serviços Orixá fundamentalmente masculino, Falta-LHE UM Toque de Sedução e sobra solteirão eh apenas brutal. Fenômeno semelhante Parece não ocorrer Caso de Nana: QUANTO Poderosa Mais e Mais acentuada e uma feminilidade, Mais perigosa ELA SE Torna e, Paradoxalmente, Perde um Sedução.

 

Cozinha ritualística


Feijão Preto

Cozinha-se o feijão preto, tão in Água, E Depois refoga-se cebola ralada seco, camarão e Azeite-de-Dendê, misturando AO feijão.

Olubajé  (Que Olu-Aquele, ba-aceita, recém-chegado JE; Ou ainda Aquele-que-come)

O Olubajé, Não É UMA comida Específica, MAS SIM UM banquete oferecido à Obaluaiê.
São oferecidos Pratos aberém de (in Milho cozido enrolado Folha de bananeira), carne de bode e pipocas.
SEUS "Filhos" devidamente "incorporados" e paramentados oferecem como mesmas EAo Convidados / assistentes Desta festa.
E UMA Oferenda coletiva parágrafo OS Orixás da Terra e SUAS ligações - Omulu / Obaluaiê, Nana e Oxumarê, e aguardada Durante TODO o Ano com Muito entusiasmo, passaram Pois é Oferenda Nesta Que OS Iniciados OU simpatizantes irão agradecer Por Mais Que Ano hum livre de Doenças e pedir Por Mais hum Período de Saúde, Paz e Prosperidade.
A Celebração oferece EAo Participantes hum Vasto cardápio de "comidas de santo", e, epidêmico Todos comerem, participam de UMA limpeza Espiritual, Que uma evocação Proteção Destas divindades Por Mais Um ano nd Vida de CADA UM.
E UMA das cerimônias Mais IMPORTANTES do Candomblé, e relembra uma lenda da festa Que ocorria terra nd de Todos Obaluaiê, COM OS Orixás, qua nd elementos nao ENTRAR pódios. (Ver lenda Mais Abaixo).


Lendas De Obaluaiê

Orixá da cura, Continuidade e da Existência!

Chegando Viagem à aldeia de Nascerá Onde, Obaluaiê VIU UMA Que estava acontecendo com uma festa Presença de Todos os orixás. Obaluaiê nao pódios ENTRAR NA festa, devido à SUA medonha aparência. Pelas Frestas entao ficou espreitando do terreiro. Ogum, AO perceber uma Angústia fazer com, cobriu-o Orixá UMA Roupa de Palha, hum com capuz Que ocultava Seu Rosto Doente, e convidou-o um ENTRAR e aproveitar uma alegria dos festejos. Atuarem de envergonhado, Obaluaiê Entrou, Ninguém Mas se aproximava DELE. Tudo o rabo Iansã com acompanhava fazer Olho. Ela compreendia um triste Situação de Obaluaiê e delegados se compadecia. Iansã esperou Que Bem elementos não estivesse centro do barracão. O xirê (festa, dança brincadeira), estava animado. Os orixás dançavam alegremente com ekedes SUAS. Chegou Iansã Perto Bem entao soprou e delegados SUAS Roupas de palha com Seu vento. Nesse Momento de encanto e ventania, como feridas de Obaluaiê pularam par o alto, transformadas n'uma chuva de pipocas, Que se espalharam Brancas Pelo barracão. Obaluaiê, o deus das Doenças, transformara-se belo Jovem números e encantador. Obaluaiê e Iansã Igbalé tornaram-se Grandes Amigos e Juntos reinaram Sobre o Mundo dos Mortos Espíritos DOS, OS partilhando o Poder Único de interromper e Abrir como dos Mortos Demandas Sobre Homens.

Xapanã, Rei de Nupe.

Xapanã, originário de Tapa, lev SEUS Guerreiros parágrafo UMA Expedição Aos Quatro Cantos da Terra. UMa Pessoa Ferida Por SUAS Flechas ficava cega, surda OU manca, Obaluaê-Xapanã Chega AO Território de Mahi nenhum norte de Daomé, Matando e dizimando de Todos os Inimigos SEUS e COMECA um DESTRUÍR Tudo O Que Encontra uma SUA Frente. Os Mahis hum Consultar FORAM babalaô EO MESMO ensinou-os Como Fazer acalmar Xapanã par. O babalaô Estes Diz Que deveriam pipocas com tratá-lo, Que ISSO Iria tranqüiliza-lo, e LDI Aconteceu o que. Xapanã tornou-se sede dóceis.  Contente com Xapanã como hum Construir atenções recebidas Mandou Palácio Onde FOI Viver Mais e nao voltou AO País Empe. O Mahi prosperou e Tudo se acalmou.

Como Duas Mães de Obaluaiê


Filho de Oxalá e Nanã, Chagas com Nasceu, Uma Doença de Pelé Que fedia e causava Outros Medo EAo, SUA Mãe Nanã morria de Medo da varíola, Que JÁ havia matado Muita gente não Mundo. Por ESSE Motivo Nanã, Beira fazer nd o abandonou março Ao Seu Sair in Passeio Pelas areias Que cercavam o Seu Reino, hum encontrou Iemanjá cesto contendo UMA Criança. Reconhecendo-a Como Sendo Filho de Nanã, pegou-a em um SEUS Braços bis in CRIOU Como Seu Filho SEUS seios lacrimosos. O Tempo Passando FOI EA Cresceu Criança e tornou Guerreiro Grande hum, Feiticeiro e Caçador. Se cobria com palha da costa, nao esconder Pará como chagas com uma Nasceu quali, e sim PORQUE Seu Corpo Como brilhava uma luz do sol. Um dia Iemanjá e Nanã Chamou apresentou-a a Seu Filho Xapanã, dizendo: Xapanã, Meu Filho receba Nanã SUA Mãe de Sangue. Nanã, Este e Xapanã Nosso Filho. E FOI ASSIM Nanã perdoada Por Omulu e uma Passou Este SUAS Conviver com Duas Mães.



Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.