"Forma e apresentação dos Espíritos na Umbanda"
Ao penetrarmos neste assunto, sabemos, de antemão, que vamos
contrariar uma grande parte do movimento umbandista, ainda aferrada a
antigas visões, porém, nosso objetivo é separar o joio do trigo, pela
estranha confusão que o fanatismo, irmão do feiticismo, faz das
Formas ou Roupagens Fluídicas que os Orixás, Guias e Protetores usam
nosso movimento UMBANDISTA.
Não devemos, em absoluto, aceitar as descrições fantásticas
que "videntes", intoxicados de animismo, fazem de supostas entidades
Alguns vêem Oguns Japoneses, Mongóis, Tibetanos e até Romanos, de
couraças, espadas ou cimitarras flamejantes, quando não é um "Xangô"
chinês, na aparência de um velho mandarim…Outras vezes, afirmam que
Oxossi é um jovem hindu ou italiano, de cabelos semicompridos, com um
manto púrpura ou um homem de cor morena-jambo, com uma faixa na cinta
e três flechas enfiadas no corpo, tal e qual o modelo fabricado pelos
fabricantes de santo.
A umbanda é a Lei regida por princípios e regras em harmonia que não
podemos alterar pela simples vontade; todos os que conscientemente,
tentaram alterá-la, sofreram diferentes dissabores.
Repetimos e afirmamos: a Umbanda é o movimento do Círculo Inicial do
Triângulo e este, é o Ternário ou a Tríade, que exterioriza suas
vibrações através das Três Formas ordenadas pela Lei, que são
místicas pois simbolizam:
A pureza, que nega o vício, o egoísmo e a ambição;
A simplicidade, que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação;
A humildade, que encerra os Princípios do amor, do sacrifício, e da
paciência, ou seja, a negação do poder temporal…
As três formas que simbolizam estas virtudes são as de Crianças,
Caboclos e Pretos-Velhos, que ainda traduzem: o Princípio ou Nascer,
o Meio ou a Plenitude da Força e a Velhice ou o Descanso, isto é a
consciência em calma, o abandono das coisas materiais…o esquecimento
do ilusório para o começo da realidade.
No entanto, o Espírito, o nosso eu Real, jamais revelou, nem
revelará, a sua verdadeira essência e "forma", compreenda-se bem,
sua "forma-essencial".
Ele externa sua consciência, seu livre arbítrio, por sua alma, pelo
corpo mental, que engendra os elementos para a formação do denominado
Corpo Astral ou Perispírito, que é uma "forma durável", fixa, podemos
dizer.
Tentaremos então explicar, que o espírito não tem Pátria, porém,
conserva em si ou forma a sua alma pelos caracteres psíquicos de
vários renascimentos, em diferentes Pátrias.
No entretanto, o conjunto desses caracteres psíquicos experimentais
contribui para formar a sua personalidade moral e mental, influindo
decisivamente na "forma" de seu corpo astral e mesmo na física quando
encarnado.
Poderá, pelo resgate, elevar-se ou evoluir tanto, espiritualmente,
que sua imediata condição estando de tal forma purificada, anula
completamente os caracteres pessoais de sua última encarnação, e o
seu corpo astral pode tomar uma "forma etérica" que apaga, em
aparência, aquela que caracterizou esta passagem pelo "mundo da forma
humana".
Assim, devemos concluir que existe maior quantidade de formas astrais
feias, baixas, de aspectos brutais, reveladoras do atraso mental de
seus ocupantes espirituais, do que formas belas que expressam a LUZ,
a consciência evolutiva.
Os ocupantes das formas que revelam um Karma limpo, uma iluminação
interior, é que são chamados a cumprir missão na Lei de Umbanda, e
por seus conhecimentos e afinidades, são ordenados em uma das Três
Formas já citadas… velando assim suas próprias vestimentas karmânicas.
Esta metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás ou Guias
que assim procedem, escolhendo por afinidade uma dessas formas em que
muito sofreram e evoluíram numa encarnação passada.
Para os que estão classificados como Protetores, em quase maioria,
não se faz necessário essa transformação, porque conservam ainda uma
das três formas em seus corpos astrais, quais sejam:
CABOCLOS,CRIANÇAS e PRETOS- VELHOS.
Saibam todos que tudo isso não é mera concepção nossa; obedece a
lógica, ao estudo e a experiência, verificadas em centenas de
aparelhos(médiuns), através das respostas de suas entidades sobre o
assunto.
Senão, vejamos na mais simples e clara das provas: perguntem, através
de um bom aparelho(médium) que não seja do qualificado
de "consciente" a qualquer Guia, quer de Xangô, Ogum, Orixalá,
Yemanjá, etc, se ele é japonês, chinês, inglês ou italiano…
Na certa responderá que não, pois, no momento, está ordenado por uma
dessas vibrações ou linhas, e dirá por exemplo: sou um ogum, orixá e
caboclo ou dirá, Caboclo X da Falange de Ogum Yara, Ogum Megê ou Ogum
de Lei, etc…
Se forem entidades que se apresentam como Crianças, responderão por
exemplo: sou Yariri, orixá da vibração ou linha de Yori, ou então,
sou "X" da falange de Yariri, Doum ou Ori, etc.Perguntem, ainda, a um
que se apresente como Preto-Velho, e ele dirá que é Pai "X", por
afinidade, um Congo, um Angola, um Cambinda, etc. Da Vibração de
Yorimá, ou da Falange de um Pai-Arruda, Pai-Guiné, Pai-Tomé que são
orixás, isto é, chefiam Legião ou Falange.
Como poderão compreender, tudo gira e se expressa nas Três Formas, ou
seja, na Tríade, que, por analogia, é o reflexo da Trilogia Sagrada,
o Ternário Humano, sintetizado na Unidade que é a manifestação de
DEUS.
"O número três reina por toda parte no Universo" disse ZOROASTRO, e
este Universo é Tríplice em suas três esferas concêntricas; o Mundo
Natural, o Mundo Humano, e o Mundo Divino. Até no homem são três as
partes que o formam: Corpo, Alma, Espírito. Porque foi da combinação
de Três Forças Primordiais (Espírito, Alma, Matéria) que surgiu a
forma dos seres que povoam os Universos dentro do Cosmo, limitado e
ilimitado em si mesmo.
Ainda é a força sagrada do número três que forma os cultos
trinitários. Exemplos: na Índia com BRAHMA, VISNU e SHIVA; a própria
unidade do cristianismo com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO; no
EGITO é OSÍRIS, ÍRIS e HóROS; na CHINA, é BRAHMA, SHIVA e BUDA; na
PÉRSIA de ZOROASTRO, era OZMUD, ARIHMAN e MITRA; na primitiva
GERMÂNIA, era VOTAM, FRIGA e DINAR; os ORFÍCOS, na Grécia, apelidavam
de ZEUS, DEMÉTER e DIONISIUS; na antiga CANAAM era BAAL, ASTARTÈ e
ADONIS ECHEMUN…e os CABIRAS, povos de inconcebível Antigüidade,
regiam seus mistérios de forma trinitária, com EA (pai), ISTAR (mãe)
e TAMUZ (filho) e por fim vamos chegar à Umbanda com IAMBY(ZAMBY)
YEMANJÁ e ORIXALÁ (ou OXALÁ).
Citamos tudo isso, para que possa conceber, com provas comparadas,
que as formas na Umbanda de Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos,
obedecem a uma Lei. Não é simples imaginação de A ou B. Segue o
mistério do número três…é a confirmação de uma trilogia religiosa.
Quando à chamada apresentação desses Espíritos, cremos ter ficado
patente que o fazem sempre e invariavelmente dentro dessas três
roupagens fluídicas como Orixás, Guias e grande percentagem dos que
chamamos de Protetores, porque, parte destes, não necessita dessa
adaptação, por já conservarem como próprias.
Nesta altura, faz-se necessário uma elucidação: sabemos, pelos
ensinamentos dos Orixás, que essa Lei, essa Umbanda, é vivente em
outros países, talvez não definida ainda com este nome, porém, os
princípios e regras serão os mesmos. Quanto às "formas" são ou
poderão ser as três que simbolizem, nestes países, os mesmos
qualificativos que os nossos, ou sejam os mesmos no Brasil
(Pureza,Simplicidade e Humildade).
Agora por suas apresentações nos aparelhos (médium) devemos
compreender como:características tríplices das manifestações chamadas
incorporativas, que se externam:
Pelas flexões fisionômicas, vocais e psíquicas;
Pelo ponto cantado ou prece;
Pelos sinais riscados, ou pontos de pemba;
E essas características, salvo situações especiais, são inalteráveis
em qualquer aparelhos, cujo Dom real o qualifique como Inconsciente
(totalmente dirigido) ou Semi-Inconsciente(parcialmente dirigido).
Fonte: Arquivo do Grupo Boiadeiro Rei
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
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