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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Banhos e agua de cheiro

 

Banhos
Pequeno Histórico sobre o uso dos Banhos 
O banho é a renovação do corpo e da alma, pois 

quando o corpo se sente bem e se acha refeito 
do cansaço, a alma fica também apta a vibrar 
harmoniosamente. Os antigos hebreus já usavam
 as abluções, que não deixavam de ser banhos 
sagrados. Moisés, o grande legislador hebreu, impôs o uso do banho 
em seus seguidores. O batismo nas águas ministrado por São João 
Batista, no Rio Jordão, era um banho sagrado, pois o batismo nas
 águas senão o banho mais natural (e porque não o primeiro 
banho purificador do ser humano nos dias de hoje, afinal, se
 batizam crianças ainda pequenos) que conhecemos, purificador
 do espírito, mente e do corpo.



Os banhos sempre foram um potente 

integrante do sentimento religioso, haja 
vista os povos da Índia milenar serem 
levados a banhar-se nas águas do rio sagrado,
 o Ganges, cumprindo assim parte de um ritual
 que, para eles, é indispensável e sagrado.

Há em toda a época antiga um Rio Sagrado, no qual os povos iam se 

banhar para purificar-se física ou mentalmente. Na África, a água é
 tida como de grande poder de força e de magia. Vemos até hoje nos 
candomblés as Águas de Oxalá. Águas nos potes e tigelas, além de 
mirongas com água e axé. E quem nunca viu ou ouviu falar em lavar 
com água-de-cheiro as ESCADARIAS DO SENHOR DO BONFIM, em 
Salvador na Bahia ?

Para nossos índios, hoje os Caboclos da Umbanda, o banho de 

Rio era alegria, prazer, lazer, satisfação e descarga. O rio Paraíba 
é um rio sagrado para os Tupinambás. Nele os índios faziam
 (ou fazem) seus rituais secretos.



A Utilização dos Banhos em qualquer época, nos 

Centros e Terreiros de Umbanda, os banhos
 tem sido de grande importância na fase de iniciação
 espiritual; por isso, torna-se necessário um grande
 conhecimento do uso das ervas, raízes, cascas,
 frutos e plantas naturais.

E como já sabemos, os banhos de ervas devem 

ser preparados por pessoas especializadas dentro 
dos terreiros ou por você mesmo(a). Se forem preparados por outra
 pessoa, que ela esteja com o seu corpo físico e seu corpo astral 
purificados, pelo menos pelo banho de uma erva, e livres de excitações 
sexuais; nem por mulheres na fase de menstruação (corpo liberto).
 A orientação e o uso das ervas são atribuições dos GUIAS ESPIRITUAIS,
 das ENTIDADES e dos ORIXÁS, através dos Chefes de Terreiros.

Alguns Tipos de Banhos
Banhos de descarga

O mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga 

(ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, 
eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio,
 olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos 
externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem
 os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer adepto 
da Umbanda, desde que seguindo as recomendações das 
Entidades/Guias Espirituais.

Banhos de ritual

É o banho de incorporantes (médiuns de incorporação).

 Esses banhos têm a função de estimular os fluídos 
da mediunidade, ativando, revitalizando as funções
 psíquicas para uma excelente trabalho de 
ritualização dos Guias Espirituais e é também 
recomendado para ativar e afinizar as forças 
dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo 
da Guarda.


Banhos de iniciados

Este tipo de banho deve ser utilizado nos centros e 

terreiros de Umbanda por seus aparelhos, médiuns,
 iniciantes ou não dentro da Lei da Umbanda. 
Ele propicia o equilíbrio entre a aura do corpo
 mental e a aura do corpo astral. Equilibra, 
de maneira satisfatória, a incorporação das Entidades em 
seus aparelhos mediúnicos (filhos-de-santo).É um banho para 
ser usado com muito critério e cautela, pois para cada 
tipo de Entidade Espiritual é destinada uma planta ou
 várias plantas, num conjunto ritualístico. Um exemplo de banho 
de iniciados é o BANHO DE AMACI, aqui especialmente tratado

Banho de Amaci

É o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a 

freqüentar os Centros de Umbanda e que somente deve ser
 preparado por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Chefe do
 Terreiro, Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro,Babalaô ou
 Chefe de Culto. É o banho que pode ser preparado da cabeça
 aos pés, ou simplesmente da cabeça, porque é preparado de
 acordo com o Santo,Orixá protetor do filho, iniciante na Umbanda.

O banho de amaci é próprio para a cabeça onde reside o nosso 

Santo Protetor, nosso Guia Espiritual. Só podem tomar o banho
 de amaci aqueles que forem freqüentar e desenvolver-se na gira 
de Umbanda, no Centro ou Terreiro. O próprio adepto não deve 
nunca prepará-lo e nem tomá-lo em casa; existe todo um ritual
 para que seja feito o amaci da Umbanda, isto é, ervas 
selecionadas de acordo com o Santo do Iniciante, bem 
como dia e hora apropriados, e demais requIsitos que o banho exige.

A real importância do banho de ervas

Sua função dentro da terapia vegeto-astromagnética é de 

serem condensadores das energias solares e cósmicas. 
Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas. 
Como sabemos, um corpo celeste é a concretização de certas 
Linhas de Força ou Forças Sutis que determinado Orixá comanda.
 Assim, temos ervas para determinados Orixás.

Deve ser colhida dentro na quinzena positiva, isto é, nas 

Luas Nova e Crescente porque a energia vital ou prana 
faz seu ciclo, no reino vegetal obedecendo ao seguinte ritmo:
Lua minguante: força prânica se concentra na raiz,
vitalizando-a permitindo que ela tire do solo nutriente
físicos e hiperfísicos. Dura 7 dias para ser completada.

Lua Nova: o éter vital ou prana se concentra nas folhas,
flores e frutos.

Lua Crescente: Nessa fase ainda há uma corrente prânica
 nas folhas, após o 4 dia, a corrente se desloca para os galhos menores, 
e até o 7 passa para os galhos maiores.

Lua Cheia: A corrente prânica desce mais ainda, alcançando
o caule primário; desce até o 7 dia da Lua Cheia, quando o
prana já está praticamente acumulado na raiz.
Portanto:

Não se deve colher ervas nas Luas Cheia e Minguante, pois a 

força vital, o prana, as energias eletromagnéticas estão na raiz, 
e é claro que ninguém vai tomar banho de raiz, pois se tomar 
será uma só vez, e não é de nosso feitio aniquilar o reino 
vegetal, nobre auxiliar para a sobrevivência do homem.

Para os banhos, as ervas deverão ser colhidas e logo depois usadas. 

Devem ser verdes.

Para os chás, os mais eficientes serão os colhidos e usados logo, 

mas se estiverem secas suas folhas podem se prestar a sua função,
 pois ainda mantêm em sua composição física certas substâncias 
que serão úteis. Mas é importante que tenham sido colhidas nas 
Luas Nova ou Crescente.

Banho de desimpregnação ou eliminação de cargas negativas:

Sua função é eliminar as cargas negativas que ficam no Auro do

 indivíduo.

Como se faz:
• As ervas deverão ser colhidas verdes na Lua Crescente,
na quantidade de 1,3,5 ou 7 qualidades, mas da mesma
Vibração Espiritual, Linha.

• Após lavarem as ervas, são colocadas numa vasilha de
louça branca, sobre uma mesa, onde se acende uma vela branca
dentro de um pentagrama, isso tudo preparado com orações.

• A seguir, acrescenta-se na vasilha, onde já contidas as ervas,
água fervente ou água de cachoeira, rio, mar etc. Se for
água dessas procedências, tritura-se as ervas com as mãos
(previamente lavadas e depois limpas com álcool) e, antes
de banhar-se, retiram-se os restos, coando o sumo.

• Se for água quente, espera-se o tempo suficiente
para que haja as transmutações vibratórias e para que a água
se esfrie até a temperatura que permita ser usada sem
lesar ou trazer queimaduras.

• Após o banho de higienização, o indivíduo volta-se para o
ponto Sul e toma o banho de ervas, deixando o mesmo,
junto com as ervas, passar pelo corpo todo, isto é do pescoço
para baixo.

• Ao tomar o banho de descarga, colocar sob os pés pequenos
pedaços de carvão, os quais devido ao elemento carbono, fixarão
as cargas que as ervas deslocarem.

O mecanismo básico deste banho é o de que a água, junto
com as ervas, desloca cargas ou formas-pensamento que se
tenham agregado ao Corpo Astral ou Corpo Etérico do indivíduo.
Liberando as tensões, bloqueios e doenças e também limpando
o corpo Astral.

• Após o banho, os detritos de ervas devem ser retirados do
corpo, um a dois minutos depois, e colocados em algum recipiente
de vidro por ser ele isolante, juntamente com o carvão, devendo
ambos ser despachados em água corrente, sem o vidro é claro
ou o resto das ervas, no caso de maceradas, podem ser
despachados num rio ou numa mata.
O banho deve ser tomado com o indivíduo voltando-se de costas
 para o cardeal Oeste ou Leste. Quando a erva for macerada 
com as mãos as ervas não devem passar pelo corpo. Esse
 banho deve ser efetuado do pescoço para baixo.
Banho de sal grosso

Água e sal grosso, ou água do mar, ou sal-grosso mais 

espada de S.Jorge e guiné ou folhas de fumo. Passando o 
de sal grosso pela cabeça.

Banho de fixação ou ritualístico

Uma das mais importantes práticas para o bem estar físico 

e espiritual são os banhos ritualísticos. Preferimos denominá-los 
assim, visto que existem banhos com propósitos diferentes do 
popularmente conhecido como "banho de descarrego", 
desta forma faremos uma diferenciação.

É de caráter essencialmente mediúnico visando a precipitar 

em maior abundância fluidos eletro-físicos dos médiuns, 
aos quais facilitarão a ligação fluídico-vibratória entre o médium 
e o seu mentor espiritual. É também uma espécie de 
catalisador ou facilitador da assimilação fluídica entre o complexo
 astro-psíquico médium-Entidade atuante, isto é, além dos
 fluidos próprios da tônica vibratória do médium, há uma 
produção de fluidos da própria tônica vibracional da Entidade.

Como isso acontece?

Há uma transformação dos fluidos do médium nos da 

Entidade atuante, através dos processos complexos, mas 
que são facilitados e ativados com ervas que vibrem na 
mesma sintonia do Mentor atuante. Levam em sua composição:

Neste artigo trataremos dos três principais banhos 

preconizados pela Umbanda Esotérica, quais sejam: 
Banhos de Descarga, Banhos Litúrgicos e Banhos de Essências.

Os chamados "banhos de descarga" ou "banhos de descarrego" 

, tem como finalidade deslocar ou eliminar as cargas negativas
 que ficam agregadas ao AURA ou Corpo Etérico do indivíduo. 
Temos variadas causas de energias negativas, como emissão 
de cargas mentais através de pessoas que nutrem sentimentos
 de ódio, vingança, inveja, ciúmes, despeito e outros sentimentos 
negativos, além das causas de ordem Astral, através da 
ação negativa de seres desencarnados. Este tipo de banho
 não deve ser aplicado na cabeça.

Os "banhos de elevação" ou "litúrgicos", são utilizados 

por médiuns já Iniciados, considerados aptos a atuarem 
mediunicamente ou que estejam prestes a sê-los. Este tipo
 de banho movimenta certas energias de ordem psíquicas, 
podendo trazer vários distúrbios se a pessoa que for usá-lo
não estiver nestas condições.

Os "banhos de essências" tem como finalidade harmonizar o

 indivíduo consigo mesmo, com seu grupo vibratório afim ou
 mesmo predispô-lo a níveis de consciência mais elevados. 
Este banhos podem ser usados em qualquer fase da lua,
 em qualquer horário, devendo obrigatoriamente passar 
pela cabeça.
Para que cada banho deste tenha o efeito desejado, é necessário 

observar alguns pontos importantes. Antes de mais nada, temos
 que "descobrir" qual o Orixá que rege a pessoa. Isto é bastante 
simples, visto que o signo natal está diretamente relacionado 
com sua Vibração Original. Senão, vejamos:
Banho para médiuns já iniciados - banho de elevação

Este banho mexe certas energias de ordem psíquica, podendo 

trazer sérios distúrbios se o médium que for usá-lo não estiver 
nas condições citadas. Esse banho liga o médium com o seu
 interior, fazendo-o a elevar-se a níveis superiores de consciência, 
sendo por isso elo de ligação com os mentores do dito médium.

O preparo:
• Escolher 3, 5 ou 7 qualidades de ervas de Orixalá. Sim,
 nesse banho só se utiliza ervas de Orixalá. Às outras ervas é 
interditada a função de serem utilizadas nesse tipo de banho.

• Após colhidas e lavadas, as ervas são colocadas
numa vasilha de louça branca ou ágata. Após adicionar
água de cachoeira ou água de mina, ou seja, uma água pura.

• A seguir, acende-se sobre uma mesa uma luz de
lamparina (lamparina dentro de um pentagrama).

• Assim feito, inicia-se a trituração de ervas, sendo as
mesmas com as mãos bem limpas (limpas com álcool) e com
a corrente mental ou de pensamentos mais puros possíveis ,

que se prenda às finalidades do banho. Ao assim fazer,

as vibrações serão melhor catalisadas na água,

tornando o banho um possante agente de elevação vibracional.

• Após a trituração, coa-se, retirando o resto das folhas,
estando o sumo pronto para ser usado, se possível dentro
ainda da hora favorável do Sol.

• Para se usar o banho de elevação toma-se primeiro o banho
de higienização física; logo a seguir, toma-se esse banho,
passando-o pela cabeça, fato primordial, sendo que, se
possível for, deve-se ficar voltado para o cardeal Oeste
ou Leste (de costas para os mesmos), respirando-se lenta
e profundamente.

• Não se enxugue por um período de 3 minutos, para que
possa haver plena transfusão e precipitação de elementos
de ordem mental, astral e física. Repetir esse banho
sempre que sentir necessidade ou quando for para a
sua sessão. Caso fique difícil para o filho de fé escolher o
melhor horário, faça no horário vibratório de Orixalá, que é
das 9:00 às 12:00 podendo-se tomar também no domingo, que

é o dia de Orixalá.
Identificada a Vibração Original do indivíduo, devemos escolher 
as ervas afins a esta Vibração. Toda erva a ser usada em qualquer
 banho deve ser colhida apenas nas luas NOVA ou CRESCENTE
 (Luas positivas) e nunca nas luas CHEIA e MINGUANTE (Luas Negativas).

As ervas devem ser maceradas (amassadas com a mão) e nunca 

fervidas, sendo a sua quantidade sempre em número de 1,3,5,
ou 7 ervas, que devem ser colhidas e preparadas, preferencialmente 
no horário vibratório do Orixá.






Data de NascimentoSigno
Vibração

 original
 
21 de Março a 20 de AbrilÁriesOGUM
21 de Abril a 20 de MaioTouroOXÓSSI
21 de Maio a 20 de JunhoGêmeosYORI
21 de Junho a 20 de JulhoCâncerYEMANJÁ
22 de Julho a 22 de AgostoLeãoOXALÁ
23 de Agosto a 22 de SetembroVirgemYORI
23 de Setembro a 22 de OutubroLibraOXÓSSI
23 de Outubro a 21 de NovembroEscorpiãoOGUM
22 de Novembro a 21 de DezembroSagitárioXANGÔ
21 de Janeiro a 19 de FevereiroAquárioYORIMÁ
20 de Fevereiro a 20 de MarçoPeixesXANGÔ








Vibração OriginalErvas Afins
Horário

 Vibratório
 
OXALÁ

 
Arruda
Levante
Erva Cidreira
Alecrim
Girassol
Hortelã
Laranja (folhas)
Arnica
Poejo
09:00 
às 12:00







 
YEMANJÁUnha de vaca
Picão do Mato
Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora
Erva Quaresma
Abóbora d'anta
Mastruço
Chapéu de couro
18:00 
às 21:00






 
YORIAmoreira
Anil
Abre-Caminho
Alfazema
Suma-roxa
Quina-Roxa
Capim Pé de Galinha
Salsaparrilha
Arranha-Gato
Manjericão
12:00
 às 15:00



XANGÔMaria-Nera
Limoeiro
Erva Moura
Aperta-Ruã
Erva Lírio
Maria Preta
Café (Folhas)
Mangueira (Folhas)
Erva de Xangô
15:00
 às 18:00







 
OGUMLosna
Comigo-ninguém-pode
Romã (folhas)
Espada de Ogum
Flecha de Ogum, Erva de Coelho
Cinco Folhas
Macaé
Erva de Bicho (Folha de Jurupitã)
Jurubeba (Folhas)
03:00 
às 06:00









 
OXÓSSIMalva Rosa
Malvisco
Mil Folhas
Sabugueiro
Funcho
Sete Sangrias
Cravo de Defunto
Folhas de Aroeira
Azedinho
Fava de Quebrante (Folhas) Gervão Roxo
Grama Pernambuco
Grama Barbante
06:00
às 09:00











 
YORIMÁMal-com-tudo
Guiné-pipi
Negramina
Tamarindo
Eucalipto
Cipó Caboclo
Cambará
Erva grossa
Vassoura Preta
Vassoura Branca
21:00
às 24:00 






 




Após o banho, deve-se fazer a limpeza do local, colocando resto de ervas 
e os pedaços de carvão em uma sacola plástica, lavando-se toda a área 
de banho com uma solução de uma colher de sopa de vinagre para dois
litros d'água.

Tomado o banho de descarga, o indivíduo pode (e deve) tomar o banho 
de essências, sendo as mais indicadas para cada Vibração Original as 
seguintes:








Vibração OriginalEssencias
OXALÁSândalo / Jasmim / Acácia e Angélica
YEMANJÁVerbena / Açucena
YORIBenjoim / Alfazema / Verbena
XANGÔBálsamo / Mirra
OGUMAloés Vera / Tuberosa / Ciclame
OXÓSSINarciso / Jacinto / Violeta
YORIMÁAlfazema / Junquilho / Mandrágora




Para um litro d'água, usar uma colher das de chá com a essência 
pura (não o perfume), agitando o recipiente para ativar o banho. 
Toma-se da cabeça para baixo.

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“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.