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sábado, 4 de dezembro de 2010

Hoje 04/12 é dia de Iansã

Iansã

Softwares Antigos vento Podera desviar A Minha barca, softwares Antigos Raio mudará o Meu Caminho ...
Oiá e Iansã (Entre OS Nagôs), Sobo (jejes), Matamba (angolas), Nunvurucoma Buva (congos), Bamburucema (bantos em Geral. Divindade do Rio Oiá (Níger).
DOS Senhora da Tarde, Dona dos Espíritos, carregadeira de Ebó, Senhora Ventos, Raios e das Tempestades. Sos e alguns Outros São OS nomos Desta grande Obirinxá (Orixá Fêmea). Rainha dos Raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais, orixá da UM e do Fogo, Guerreira e Poderosa. Ela e UMA Mãe dos eguns (Espíritos dos Mortos), Guia dos Espíritos desencarnados, dos cemitérios Deusa. Que ELA e servirá de guia, ao Lado de Obaluaiê, paragrafo Aquele Que o Espírito se desprendeu do Corpo. Que ELA e indicará o Caminho hum serviços percorrido Por Aquela alma. hum Comanda dos Boiadeiros Falange. Oiá relaciona-se com de Todos os Elementos da Natureza. A Água, hum soluço Tempestade forma de chuva, de. O ar, soluço hum forma do Vento da Tempestade, Árvores arranca Que, derruba casas. N benéfico Seu Aspecto, FOI o ar de Iansã Que espalhou Como Plantas Medicinais, anteriormente guardadas pro OSSAIN n'uma cabaça. Ligada UMA Floresta, ELA SE transorma números búfalo, elefante UO cervo. Propicia UMA Abundante Caça. Mas SUA Essência EO EO Movimento fogo, e o Orixá do Raio. Este Relação com o Movimento EO Fogo de Iansã FAZ UMA divindidade do sexo e do amor. Ela e Rainha hum Por Predileta Serviços de Xangô. E Mãe e Rainha Por Serviços dos eguns, EO Único Que nao orixá dos dez Mortos Medo. Seu NÚMERO E o Nove, Produto de 3 x 3 - Inicial par hum Mais o, indicando Continuação - Puro Movimento. Ela EUA UMA espada de hum e Cobre "espanta moscas" - o eruexim -, com o OS Mantem Eguns afastados qua.
Oiá, FILHA de Oxalá com Iemanjá e Iansã Mais conhecida Como nao Brasil, FOI UMA princesa na na Cidade de Ira, Nigéria real, em 1450 a. C. Sobrinha-neta do Rei Elempe, e neta de Torôssi (mãe de Xangô), conquistou com valentia, Coragem e Dedicação Seu Caminho par o Trono de Oio.
Conhecedora de Todos os meandros da magia encantada, Oiá Nunca se deixou abater Por Guerras, disputas OU Problemas. Guerreira Nobre, Jamais Inimigos Sobre tripudiou Vencidos e rivais.
Oiá FOI A mais Primeira EA SENTIR das Três Mulheres de Xangô - Que era Seu primo - e ajudou-o SO UM Conquistar Reinos Que anexados FORAM AO Império ioruba. Elementos Porém quando tentou invadir Nupe e Tapa, nascido havia Onde Oiá, Ela abandonou o e postou-se nd Entrada daquelas hum disposta Cidades enfrenta-se-se-lo. NEM MESMO Como Xangô ousou desafiá-la ninguem Passou. Oiá E a menina dos Olhos de Oxalá, seu Protetor, Uma divindade Única Que SEM Entra Ibalé de Egum ( Mortos), Por Seu Poder e omnisciência. Oiá FOI À primeira Entidade feminina surgir UMA cultos negros NSA. Quando Morreu Xangô, OS pingos de se Transformar numeros orixá, Chorou Mulher SUA Tão Que copiosamente Como Lágrimas formaram o Rio Grande do Oiá (Níger) fazer qua ELA se tornaria Deusa.
FOI atras Como relatado, era "antes" Oiá Mulher de Ogun, encarregando-se de acionar o fole Que atiçava o fogo da forja. Seduzida Xangô por, Elementos fugiu com Oiá. Ogun perseguiu OS e Fugitivos, quando Tocou com Oiá SUA Vara Mágica de Ferro, ELA FOI Nove em dividida e recebeu o Contraditório Nome de Iansã, "A Mãe (transformada em) de novo".
Embora tenha Sido Esposa de Xangô, varios Oia Reinos percorreu. FOi Paixão de Ogum, Oxaguian, Exu. Conviveu e seduziu Oxóssi, Logun Edé, e tentou, enguias Vão, relacionar-se com Obaluaiê. Em Ifé, terra de Ogum, FOI UM Paixão Grande do Guerreiro. COM Direito Elementos ganhou Aprendeu e Fazer o manuseio da espada. Em Oxogbo, terra de Oxaguian, recebeu Aprendeu e O Direito de USAR o escudo.
Deparou-se com o NAS estradas Exu, Elementos e se relacionou com Aprendeu OS Mistérios do Fogo e da magia. softwares antigos Reino de Oxóssi, seduziu o deus da Caça; Aprendendo a caçar, tirar de UM FAZ búfalo Pelé e se Transformar Naquele animal com hum Ajuda da magia aprendida com Exu. Seduziu Logun-o Edé Jovem e com hum Elemento Aprendeu Pescar.
Oiá partiu, entao, par o Reino de Obaluaiê, POIs Mistérios Queria SEUS Descobrir e COMEU MESMO Conhecer Seu Rosto, MAS NADA CONSEGUIU Sedução Pela. Porém, Obaluaiê ensinar-LHE UM resolveu Tratar dos Mortos. De Início, Oiá relutou, MAS Seu Desejo Aprender Mais de foi forte, hum Aprendeu SO eguns com Conviver e Controla-los. Partiu, entao, Oio, paragrafo Reino de Xangô, e la acreditava Que o Terios Mais vaidoso dos reis, e aprenderia a Viver ricamente. Mas, AO AO Chegar Reino do Deus do Trovão, Muito Mais Aprendeu Oiá. Aprendeu UMA amar verdadeiramente e com UMA Violenta Paixão, POIs Xangô dividiu com OS Poderes ELA DEU UM Raio e Fazer ELA Seu Coração o. O Fogo e O Elemento básico de Oia. O fogo das Paixões, da alegria, o fogo Que Queima. E aqueles Que Dão UMA conotação de vulgaridade hum ESSA Belíssima e importantíssima divindade africana, São dignos de pena e dignos Mais Ainda, nao Perdão de Oiá-Iansã.
Recebendo de Xangô, Guardar Pará, o Restante do Poderoso Alimento mágico dado Por Oxalá, Iansã e também COMEU DELE, Como o Marido, falava Passou expelir labaredas hum Pela boca, quando. Este mito une Iansã e Xangô, orixá Dela Fazendo hum também fazer Fogo.
Altiva, Dinâmica, implacável, dos Combates Participação Iansã, ao Lado do Marido Turbulento. candomblé softwares antigos Manifestada, EUA UMA Espécie de turbante enfeitado, COM UMA Franja de Contas Sobre o Rosto e, posterior ª Parte, UMA FITA larga Que Pende laçarote de hum . UMa Faixa Grande (oja) Termina atada ª Frente, Sobre o busto. Iansã dança marcialmente o Alfange, e PUNHO los, quando cruz com Ogun terça com Elementos Armas, Como Num bailado de pirrica. Mão Na outra, Iansã Leva eruexim o, Feito Pelos com espanador de rabo de cavalo, Que servem varrer Pará Mortos Almas Como Fazer.
«Além Do Alfange eruexim Fazer e, São Símbolos da Deusa OS chifres de búfalo. hum Conta mito etiológico Que Ogun, caçando nd Floresta, ia búfalo Matar hum, quando retirou o animal e hum Pelé surgiu Mulher linda UMA. Era Oiá-Iansã. Ogun apaixona-se Por Ela, Acaba se casando e Nove dez Filhos. Como OUTRAS Mulheres de Ogun, enciumadas, descobrem o Segredo e hum COMECA ridicularizar UMA Deusa. Este eh Pelé veste, Outra Vez assumir UMA forma de búfalo e mata Como Mulheres ciumentas . Deixa DEPOIS OS OS Filhos com chifres, dizendo: "Quando necessitarem, hum batam contra o Chifre da UE e Outro Virei socorrê-los." E Por Que Razão ESSA OS chifres de búfalo estao semper Lugares hum nsa consagrados Iansã Oiá.
Emblemas e Armas de Oia.
Senhora do fogo, dos Raios e da Guerra, Traz Quem É ELA EA Como tempestades ventania Parágrafo varrer UMA maldade Humana da face da Terra. Iansã andava Pelo Mundo se aventurado, Onde Quer Que ELA soubesse Haver Algo Impossível Parágrafo Fazer si, la estava ELA SE UMA propondo conquista Mais obter UMA.
Filha de Afefe com Iroco e Irmã Gêmea de Obá, Iansã e Aquela Que Gosta de Participar de Tudo, e vingativa com aqueles nao sabem Que Respeita-la, porém nao mede esforços Quem agradar reverencia Parágrafo um.
Protetora dos bombeiros e TODAS Como Guerreiras Mulheres.
Iyá-Mesan orun, Seu Oriki, "DOS orun Mãe Nove", Yásan.
Conhecida Como nenhuma Brasil Yansã, advém Cujo Nome de prováveis ALGUMAS Formas: Oyamésàn - Oyas Nove; dos hum USADO Como nomos de Oya
Iyá omo Mesan, Mãe de Nove Crianças, Iansã, Que da lenda da Criação da Roupa de Egúngún Por Oyá.
Ìyámésàn "Mãe A (in transformada) Nove", Que VEM da História de Ifá, da SUA Relação com Ogun.
Observe-se TODAS Que los Como Formas, ESTA relacionada com o NÚMERO 9, Indicativo principal odu do SEU.
Este ar AO Associada, ao vento, A Tempestade, AO Relâmpago / Raio (Movimento + ar e fogo) e EAo Ancestrais (eguns). Na Nigéria ELA E a Deusa do rio Níger. impetuoso Principal Esposa de Xangô, Guerreira e de Personalidade Forte , dos Espíritos também Rainha dos Mortos, reverenciada softwares antigos Sendo Culto dos eguns. Em iorubá, Chama-se Odo Oya.
Diz UMA das Lendas Que Oya lamentava-se de nao ter Filhos, Uma Situação conseqüente da ignorancia SUA um Respeito SUAS Alimentares das proibições. LHE Embora cabra Fosse RECOMENDADO comer, comia Ela Carneiro. Consultar babalaô FOi hum, Erro Seu informou Que, aconselhando LHE Fazer oferendas UMA, o Programa Entra Como cais cais Quais d'Orsay d'Orsay hum Haver Deverià Tecido vermelho. Este pano, Mais Tarde, haveria de SERVIR Pará Como confeccionar vestimentas dos Egúngún. Tendão cumprido ESSA obrigação, Oya tornou-se Mãe de Nove Crianças.
SUAS Contas São Tijolo de UO Vermelhas, o coral Por Excelência, o monjolo (UMA Espécie de Conta africana, oriunda de lava vulcânica). SEUS São Símbolos: OS chifres de búfalo, alfanje adaga, hum, eruesin [eruexin] confeccionado com (Pelos Rabo de cavalo, encravados em hum cabo de cobre, utilizado Pará "OS espantar eguns").
Afefe, O Vento, A Tempestade Acompanha Oya.


QUALIDADES:

1) Oya Biniká;
2) "Seno;
3) "Abomi
4) "Gunán
5) Bagan "
6) Onira "
7) "Kodun
8) "Maganbelle
9) "Yapopo
10) Onisoni "
11) Bagbure "
12) Tope "
13) Filiaba "
14) "Semi
15) "Sinsirá
16) Sire "
17) "Gbale OU Igbale (Aquela Que retorna à terra) se subdividem em:
hum Funan) Oya
Fure b) "
c Guere) "
d Toningbe) "
e) "Fakarebo
f) "De
g Min) "
h) "Lario
i) "Adagangbará
Essas Oya, estao ligadas AO Culto dos Mortos, expulsar alguém quando dançam Como Almas Errantes COM SEUS Braços. Tem com Fundamento forte de Omulu, Ogun e Exú.
Um Sistema Operacional VITÓRIA CONTRA EGUNS

ctoniana Divindade, Iansã dez ligações com o Mundo Subterrâneo, OS Mortos Onde habitam, Sendo o Único orixá Capaz de enfrentar OS eguns. in Entre dezessete individuações da multifária Iansã, UMA DELAS e Deusa dos cemitérios de Como.
O Sacerdote dos eguns, o babalogê Então LigAção consegue o Reino dos Defuntos Mediante UMA Interferência de Iansã. Com Quando, SEM candomblé funerário de Itaparica, o Chão e fustigado ix o Milho, o chicote listado de branco, e Parágrafo TRAZER OS n. UMA terra da Superfície, Onde Iansã Aguarda OS. Mortos Iansã, porém, nao eguns Guia OS, nao conduz Como Almas: ISSO e Tarefa de Exu, o Psychopompos. A Relação de Iansã e de Luta. OS Combate Ela vence e eguns Semper, assegurando, ASSIM, a Supremacia dos orixás Sobre o Universo e Os Seres QUALQUÉR de Natureza.
Além Do Mortos Contato com OS, favorece também fecundidade UMA Iansã, Atributo inerente EAo ctonianos deuses. Deusa das tempestades, contribui par hum Fertilidade do solo. Divindade eólica, sopram afastam Ventos OS Que Como Nuvens, paragrafo A Passagem dos Raios Xangô Por desferidos. Reservatórios de E o Raio Que Abre OS do Céu, CAIR UM Fazer Parágrafo chuva, TODAS Comum Relação Como mitologias los. mural Num Descoberto em Tepantitla, nao aparece, México, em LÍQUIDO Seu Império, o deus da chuva Tlaloc, com o Raio Que engendra OS Cogumelos Sagrados, Que brotam da terra-mae.
REGÊNCIAS
Atributos
O Alfange, o eruexim e chifres de búfalo.



Dia
Quarta-feira, juntamente com Xangô.


Festa
4 de Dezembro, dia de Santa Bárbara, com estabele Quem identificada.


Cores
Ela EUA moletom hum SUA de Saia Rodada núcleos NAS marrom avermelhado de, com ade hum lindos Filas de Contas NA Cabeça, colares de miçangas nenhuma Pescoço. Usa também o vermelho e branco, branco com rosa, estampado com vermelho.


Colares:
Contas grenás OU fio de miçangas coral marrons OU, Banhado em Água de verbena.


Sacrifícios
Cabra, galinha e galinha-d'angola (conquem).


Comidas rituais
Acarajé e abará. Detesta abóbora. Tem horror Carneiro.


Oferendas
Acarajé, ecuru, Roma, oferecidos no mato.


Frutas
Manga Rosa, uvas, pêra, morango Maçã, melão laranja, banana, figo, Ameixas, Roma, grosselha, framboesa Pêssego, Pitanga, e cajá.


Bebidas
Suco das Ervas e dos Frutos, alem da Água da Chuva e champanha
Flores: Como São Que tenham hum Coloração Corais Preferência de E OUTRAS dracena UMA Como, UMA Papoula, Rosas Vermelhas e Crisântemo, EO Geranio.


Folhas
Raio-Pará, louro, flor de coral, brinco de princesa, Manga Rosa, peregum (vermelho), Pata de Vaca, umbaúba (vermelha), anis, Língua de Vaca, sensitiva, espada de Iansã (Borda amarela), bambu, periquitinho , Amoreira.


Quizília
folhas secas, Lagartixa.


Força da Natureza
Ossários, jardins, "Caminhos", cumes, vento.


Mineral
Coral e UO Prata Cobre.


Pedras
Rubi, granada, coral.


Perfumes
Verbena, drástico vermelho, violeta, madeira, Shoking de Skiaparelli.


Como USAR
Passar nao alternadamente Corpo, quartas e Sextas-Feiras de Como.


Filhos famosos
Helena de Tróia de Joana D'Bárbara, Santa Arc. Anita Garibaldi.


Assentamento
Pedra do Raio OU fazer fogo e Búzios.


Símbolo
Rabo de cavalo e espada.


Saudação
Eparreyi (ÊPA-HEI! - o "H" e Aspirado). A Saudação EPA-HEI Quer Dizer OYA: e, Olá Jovial Alegre Oyá).

COMIDA DE SANTO
Necessário Material:
Pepinos, hum prato de barro, azeite-de-dendê; Folhas de louro; UMA Vela Branca.
Como Fazer:
Preparar UMA salada de pepinos cortados rodelas eles. Colocar qualquer prato de barro. Ornar com a forlhas de louro. Regar com azeite-de-dendê. Acender uma vela e oferecer ao Orixá.

IANSA NA UMBANDA
Mais Iyabá das Poderosas, Iansã, não entanto, Goza de Projeção inexpressiva nd umbanda. Nao e Sequer dona de UMA das sete Linhas dos santos umbandistas, apenas aparecendo, subsidiariamente, Como Cabeça da Legião da principal "Linha de Xangô". Alguns relembram Pontos cantado, also terreiros nsa, ESSA Íntima LigAção Entre Duas divindades como:
"Bateram nd porta
Alguém me Chamou
Era Xangô da Lei Maior
Na cangira de Iansã
Ialó da Lei Maior (bis). "
Como oferendas parágrafo Iansã São deixadas não MESMO Que como Cenário de Xangô, local Onde also cumprem se como "Obrigações": UMA Pedreira, Junto de Cachoeira UMA OU Curso d'água encachoeirado.
Como núcleos variam de Iansã, de Lugares ACORDO COM OS e terreiros: cor-de-rosa coral amarelo OU OU OU Branco. Os colares de Contas São Amarelas, MAS Variações sofrem also.
Palmas - Folhas de UMA Palmeirinha - São levadas Pelos católicos Igrejas como e benzidas Pelo Sacerdote, in festivamente saudando cerimónia Que Evoca o domingo in Que in Entrou Jesus Jerusalém EO Povo agitava ramos. O Povo liga uma palma do Domingo de Ramos um Iansã-Santa Bárbara: queimada, como Durante tempestades, dos Raios protegido.

Cânticos
Oi, Iansã, menina Cabelos Loiros dos
Onde E a morada SUA?
E Na mina de ouro
Minha Santa Bárbara
Coroa da Virgem
Pelo amor de Deus, Santa Bárbara,
Nao me deixe à toa
Minha Santa Bárbara
Coroa da Virgem
A Coroa Dela e Xangô
E da Pedra de Ouro
Iansã Leque UM TEM penas de
Pra abanar in Dia de Calor
Iansã Leque UM TEM penas de
Iansã mora NAS Pedreiras
Eu Quero ver Meu pai Xangô
Iansã mora NAS Pedreiras
Eu Quero ver Meu pai Xangô


Santa guerreira que ao meu lado caminha
Com sua espada de ouro e sua taça na mão
És para mim toda beleza, venero sua beleza
Guardo-a em meu coração, quando ela roda
Sua saia irradia, Deusa da Ventania
É a Rainha Trovão com meu Pai Xangô
Iansã fez a morada, ela roda ua saia
No romper da madrugada
Eparrei Ioiá
Saravá Iansã, ela é Rainha, é Orixá

Para pedir proteção e se livrar de quaisquer problemas: Oferecer nove acarajés em um bambuzal à Grande Senhora.

Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

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“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.