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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O que são Assentamentos. Pelo Templo Tião D'angola e Boiadeiro Sete Porteiras.


Para muitos um ritual da religião, mas devemos entender que a Umbanda agregou o assentamento de entidades e orixás do culto africano e depois no Brasil chamado de Candomblé, de acordo com cada ensinamento passado, o fato é que os assentamentos tem uma relação de similaridade tanto na Umbanda quanto no Candomblé, suas diferenças maiores ficam no sacrifício animal, porém a vertentes de nossa religião adquiriram o conhecimento e colocam como aprendizado de seus filhos nas casas, é um número pequeno mas que merce nossa atenção.


O Assentamento de Orixá provém do culto africano e do Candomblém no Brasil, é a inciação do filho de santo à religião, antes desta etapa ele passou pelo Bori, que em nossa religião é também praticado por algumas vertentes, o assentamento significa a morte do homem comum para o nascimento do homem instrumento do Orixá, é a partir daí que ele entra a sintonia fina com o seu Orixá. Na Umbanda abro parenteses nesta questão para comentar o que diz Rubens Saraceni sobre Assentamento: "Assentamentos são locais onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação". Exatamente como nos rituais africanos o objetivo é criar um campo de contato entre o Orixá e o filho de santo. Podemos dizer que a Umbanda incorporou o ritual Jejé, por conta dos ritos Voduns, onde assenta-se entidades além dos orixás.

Cada igba orixa ou assentamento é uma representação material e pessoal, simboliza a captação de energia oriundo da natureza e da força, ligado aos orixás correspondentes e sempre emanando energias para seus filhos.

Antes de qualquer coisa é preciso entender que na Umbanda este rito de iniciação é chamado de Coroação,  também devemos entender que incorporar os rituais não significa praticá-los exatamente como ao culto de Candomblé, até por que são conhecimentos distintos, mas temos que observar as similaridades, isso por que quando incorporado a nossa religião foi passado como aprendizado, e basicamente seguem os mesmos ritos e funções. Os Assentamentos coletivos em nosso entendimento tem função diferente para o do inicado em nossa religião o Assentamento coletivo é aquele onde os filhos, e as pessoas em geral vão fazer seus pedidos, é muito comum fazer em Assentamentos de Exu, ou mesmo do Orixá da Casa, ou da Entidade chefe da Casa, há uma distinção entre este tipo de assentamento e o individual do filho de santo.

Por isso entendemos que para cada tipo de Assentamento há uma funçaão e um destinamento, outra coisa é não somente ter o olhar magistíco e científico, devemos ter a sensibilidade e orientação dos orixás e entidades,  um bom preparo do Sacerdote, pois é atravéz de suas mãos e energias que tudo acontece, para o filho de santo coroado, bem como para a Casa ou Templo.

Sociológicamente a iniciação e o assentamento tem significados para nós e para os que não conhecem a religião e em uma pesquisa da Professora Miriam Rabelo do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS/UFBA), Salvador, Brasil, a definição mais precisa que encontrei sobre o tema foi: 

"A preparação do corpo  posiciona o indivíduo em um espaço de experiência e sociabilidade. Neste sentido pode ser entendida como parte importante do processo pelo qual novos sentidos são integrados ao corpo, vindo a compor disposições e modos de orientação. O antropólogo australiano Michael Jackson desenvolve argumento semelhante ao examinar práticas de iniciação entre os Kuranko da Serra Leoa. Para o autor estes rituais constituem instâncias de desorganização do espaço cotidiano, em que formas alteradas de uso do corpo funcionam como gatilhos para a produção de novas imagens e confronto com distintas possibilidades de organização da vida social. Aqui está uma chave importante para entendermos as abordagens religiosas à aflição."

Mas devemos ter um outro entendimento sobre os Assentamentos, mais significativos e profundo para nós e para os que desejam conhecer nossa religião,  cultuar orixá e entidades devem ser uma vontade frequente, sem se tornar uma obrigação ou necessidade bitolada da vida, o filho iniciado ou coroado bem como os Sacerdotes devem entender também que nossa religião não é uma prisão, e ninguém é refém dela mesmo após ter passado por todo o processo dentro de uma casa.

Muitos Sacerdotes acham que os assentamentos dos filhos de santo devem ficar dentro dos terreiros, com isso criam uma escravização do filho pelo Orixá ou mesmo Entidade, não podemos mais admitir isso, cada filho de santo deve sim cuidar e zelar pelos seus assentamentos, ele pode sim sair de uma casa e cuidar das suas entidades e orixás por que é dever do Sacerdote orientar e ensinar, os filhos em nossa vida fora da religião são preparados por nós para estudar, ter um bom caráter e constituir sua família se assim for sua escolha, na Umbanda é a mesma coisa, os filhos irão se tornar pais e mães mas nunca deixaram de ser filhos.

É por isso que neste tema devemos afirmar que os comportamentos e energias que levamos para um Assentamento, deve ser sempre positivos, corretos, para que todas estas energias se revertam em benefícios para o filho de santo, o sacerdote e as pessoas que frequentam as casas e necessitam da ajuda das nossas entidades.

Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

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“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.