NAÇÃO KETU
O culto dos orixás remonta de muitos séculos, talvez sendo um dos mais antigos cultos religiosos de toda história da humanidade.O objetivo principal deste culto é o equilíbrio entre o ser humano e a divindade aí chamada de orixá.
A religião de orixá tem por base ensinamentos que são passados de geração a geração de forma oral.
Basicamente este culto está assim organizado:
Olorun - Senhor Supremo ou Deus Todo Poderoso.
Olodumare – Senhor do Destino .
Orunmilá – Divindade da Sabedoria (Senhor do Oráculo de Ifá)
Orixá – Divindade de Comunicação entre Olodumare e os homens, também chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dizer
"aquele que pode ser possuído pelo Orixá".
Egungun – Espíritos dos Ancestrais
Os mitos são muito importantes no culto dos orixás, pois é através deles que encontramos explicações plausíveis para determinados ritos.
O MITO DA CRIAÇÃO Yorubá: Olodumaré enviou Oxalá para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 (cinco) dedos e um camaleão.
A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se a terra estava firme.
Oxalá foi avisado para fazer uma oferenda à Exu antes de sair para cumprir sua missão. Por ser um orixá funfun, Oxalá se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda à Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxalá, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo outra alternativa, Oxalá furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um líquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.
Olodumaré, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa e os outros orixás vieram se reunir a ele, descendo dos céus, graças a uma corrente que ainda se podia ver no Bosque de Olose.
Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada à Oxalá: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar anões, corcundas, albinos e toda espécie de monstros.Oduduwa interveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxalá e criou homens sadios e vigorosos, que foram insuflados com a vida por Olodumaré.
Esta situação provocou uma guerra entre Oduduwa e Oxalá. O último, Oxalá, foi então derrotado e Oduduwa tornou-se o primeiro Oba Oni Ifé ou "O primeiro Rei de Ifé".
A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se a terra estava firme.
Oxalá foi avisado para fazer uma oferenda à Exu antes de sair para cumprir sua missão. Por ser um orixá funfun, Oxalá se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda à Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxalá, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo outra alternativa, Oxalá furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um líquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.
Olodumaré, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa e os outros orixás vieram se reunir a ele, descendo dos céus, graças a uma corrente que ainda se podia ver no Bosque de Olose.
Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada à Oxalá: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar anões, corcundas, albinos e toda espécie de monstros.Oduduwa interveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxalá e criou homens sadios e vigorosos, que foram insuflados com a vida por Olodumaré.
Esta situação provocou uma guerra entre Oduduwa e Oxalá. O último, Oxalá, foi então derrotado e Oduduwa tornou-se o primeiro Oba Oni Ifé ou "O primeiro Rei de Ifé".
Cargos (postos) ocupados em um Ilê Axé
Olóyès , Ogãns e Àjòiès
Iyalorixá/Babalorixá: | Mãe ou Pai de Santo, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás. |
Iyaegbé/Babaegbé: | É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto paralelo ao da Iyalorixá ou Babalorixá. |
Iyalaxé: | Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores. |
Iyakekere: | Mãe pequena do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê. |
Ojubonã: | É a mãe criadeira. |
Iyamoro: | Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna. |
Iyaefun/Babaefun: | Responsável pela pintura dos Iyawos. |
Iyadagan: | Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan. |
Iyabassé: | Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxilia-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual. |
Iyarubá: | Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro. |
Aiyaba Ewe: | Responsável em determinados atos em obrigações de "cantar folhas". Geralmente filhas de Oxun. |
Aiybá: | Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi. |
Ològun: | Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê. |
Oloya: | Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya. |
Mayê: | Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú. |
Agbeni Oyê: | Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa. |
Oyê: | Se relaciona com a Yaefun/Babaefun; ou seja, coisas de AWO para iniciação. |
Olopondá: | Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto. |
Iyalabaké: | Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar de obrigação. |
Kólàbá: | Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo. |
Agimuda: | Relação com o Ipadê de Exú. Aquela que carrega a espada. Titulo feminino usado no culto de Oya e Geledé. |
Iyatojuomó: | Responsável pelas crianças do Axé. |
Iyasíhà | Aiyabá é quem segura o estandarte de Oxalá. |
Omolàra: | Posto de confiança. |
Sarapegbé: | Mensageiro de coisas civis e de awo. |
Akòwé Ilê Xangô: | É a Secretária da casa de Xângo. Zelo, Orô e compras. |
Babalossayn: | Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância. |
Outros Vocabulários da Língua Yorubá | |
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Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
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