Seguidores

Translate - Tradutor

Volte sempre!


Fale Conosco 
 

Atenção. Importante!

Alguns Textos, Mensagens e Imagens foram retirados de variados sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.

A real intenção do blog Grupo Boiadeiro Rei não é de plágio, mas sim de espalhar Conhecimento e Espiritualizar...

 
TODO ACERVO DE MATERIAL DE ESTUDOS DO GRUPO DE ESTUDOS BOIADEIRO REI ESTA NO SERVIDOR ISSUU DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE INFORMAÇÕES DA RELIGIÃO ACESSE - O LINK EBOOKS A BAIXO 
 
LlNK:
 

Pesquisar

Leia Também em nosso Site

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pantera Negra - Exu ou Caboclo?


Pantera Negra
EXU ou Caboclo?

Por Ras Agdeabo - Edmundo Pelizari

No rico universo místico da Umbanda, existem entidades pouco conhecidas eestudadas. Com o tempo, é natural que algumas delas sejam esquecidas pornós. Uma delas é Pantera Negra, celebrado por uns como caboclo e por outroscomo exu.
Seu Pantera era mais conhecido pelos umbandistas de antigamente, quandomuito terreiro era de chão batido, caboclo falava em dialeto, bradava alto ecuspia no chão.
Nas sessões ele comparecia sempre sério, voz de trovão, abraçando bemapertado o consulente que atendia. Não gostava muito de falatório, queriamesmo é trabalhar.
O tempo foi passando e raramente o encontramos nos centros, tendas e outrosagrupamentos de nossa Umbanda. Aonde terá Seu Pantera ido?
O falecido Pai Lúcio de Ogum (Lúcio Paneque, de querida memória), versadonos mistérios da esotérica Kimbanda, que se diferencia da popular Quimbandae está distante da vulgar Magia Negra, dizia que Pantera Negra era chefe deuma Linha de Caboclos que atuam na Esquerda.
Estes caboclos, explicava Pai Lúcio, eram espíritos oriundos de tribosbrasileiras muito isoladas e desconhecidas, ou de tribos das ilhas do Caribe, Venezuela, México e mesmo dos Estados Unidos.
Índios fortíssimos, arredios e alguns até brutos, as vezes gostam de marcarseus "cavalos", ordenando que coloquem na orelha uma pequena argola e nobraço uma espécie de pulseira de ferro.
Ainda costumam receber suas oferendas em encruzilhadas na mata, navizinhança de uma grande árvore. Podem ser assentados em potes de barro comervas especiais, terra de aldeia indígena e outros elementos secretos, quesão consagradas por sacerdotes iniciadas nos mistérios destes espíritos. Pai Lúcio ainda dizia, que a maioria dos médiuns destes caboclos são homens.
Os mais conhecidos, além de Pantera Negra, são : Caboclo Pantera Vermelha,Caboclo Jibóia, Caboclo Mata de Fogo, Caboclo Águia Valente, Caboclo CorcelNegro e Caboclo do Monte.
Alguns irmãos umbandistas conhecem estes trabalhadores astrais, com o nomede Caboclos Quimbandeiros.
Pantera Negra aparece como caboclo e exu, mesmo fora da Umbanda. Na regiãoSul do Brasil, principalmente, o encontramos dentro de um grupo muitoespecial, chamado de Caboclos Africanos.
Ali ele se manifesta com o nome de Pantera Negro Africano, ao lado deArranca-Caveira Africano, Arranca-Estrela Africano e Pai Simão Africano,entre outros. A maneira de atuar destes entes é muito parecida com a dosCaboclos Quimbandeiros, sendo confundidos com frequência.
Alguns adeptos e médiuns que trabalham com estas entidades, acreditam que éo mesmo Pantera.
Porém Seu Pantera Negra vai além. Seu culto é encontrado nos Estados Unidose no Caribe, como tive a oportunidade de conhecer, dentro do XamanismoNativo, Santeria Cubana (ou Regla de Ocha) e Palo Monte.
Lembro de David Lopez, um santero de Porto Rico. Quando ele fez dezesseisanos, sua tia, Dona Carita, o levou a uma festa de Orixá e ali ele desmaiou.Aconselhado por um babalawo, David resolveu fazer o santo. Antes dainiciação para seu Orixá, como de costume no Caribe, foi celebrado um ritualem honra aos ancestrais (eguns). Na celebração, incorporou em nosso amigoum espírito de índio bravíssimo... Batia muito no seu magro peito evociferava como se estivesse em uma guerra. Quando foi pedido o seu nome,disse o indígena: sou Pantera Negra!
Vi o mesmo tipo de transe aqui no Brasil, em raros médiuns de Seu Pantera,como o querido irmão Mário (Malê) de Ogum, sacerdote umbandista.
No Haiti ele é conhecido como Papa Agassou (Pai Agassou) e aparece como umanegra pantera e não mais como índio.
A tradição considera que ele veio da África, da região do antigo Dahomé,onde era celebrado como totem e protetor da Casa Real. O primeiro nobre desta linhagem, contam os mais velhos, foi um homem-fera, pois tinha paipantera e mãe humana.
Agassou é muito temido, pois é profundamente justo e não perdoa os fracos decaráter. Poucos médiuns conseguem suportar a incorporação dele ou de outrosespíritos da família das panteras. É necessária muita preparação, firmeza depensamento e moralidade. Do contrário, e isto realmente acontece, o médium começa a sangrar muito durante a incorporação. É terrível.
Em outras ilhas do Caribe, também encontramos seguidores de Pantera Negra..Alguns o invocam como espírito indígena e outros como uma força africana,meio homem, meio felino.
No Brasil, ouvi as mesmas recomendações de pessoas que cultuam ou trabalhamcom Pantera Negra. Pai Lúcio me disse, que os aparelhos de Seu Pantera nãocostumavam beber, falar demais ou serem covardes. Eram disciplinados,verdadeiros guerreiros modernos.
Em certos rituais de Pajelança Cabocla, podemos ouvir o bater incessante domaracá e o chamado do pajé, que canta:
*YAWARA Ê!*
*YAWARA Ê!*
*HEY YAWARA,*
*YAWARA PIXUNA,*
*PIXUNA Ê, YAWARA,*
*YAWARA, YAWARA!*
Yawara Pixuna, quer dizer Pantera Negra. Alguns traduzem como Onça Negra. Ocanto acima, pode ser utilizado para afastar espíritos maléficos, que fogemao ouvir este nome mágico.
Caboclo ou Exu, Pantera ou Onça, brasileiro ou estrangeiro, ele é mais ummistério que Zambi animou. O tempo passa, mas Pantera Negra ainda persiste.
SALVE PANTERA NEGRA!
*Edmundo é Teólogo especialista em religiões Afro-Caribenhas,*
*o que é fruto de uma vida dedicada ao estudo superior e livre das religiões.*
*Este conteúdo faz parte do curso que *
*Edmundo vai ministrar sobre o universo da Kimbanda.*
Quer saber mais sobre está linda entidade, ou outras acesse o site e associe-se
http://br.groups.yahoo.com/group/boiadeirorei
Recebendo todas as materias postadas aqui e nos Blogs do Baiano Setembrino e do Caboclo Guaracy em tempo real
-----------------------------------------------------------------
regis deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Pantera Negra - Exu ou Caboclo?":
Conheci seu Pantera Negra há pouco num terreiro comandado por ele como Caboclo em Rio Grande/rs. Ele é mesmo chefe da linha dos caboclos quimbandeiros. Seus filhos de fé em linha branca são em sua maioria caboclos quimbandeiros e povo de ganga, como: caboclo Arranca toco, Antonio mau, João da mata,Ogum rompe mato, Bugre feiticeiro, Caboclo Roxo,Cabocla Jurema, Gavião Negro, Treme terra, Pai Mazola, etc. É uma gira mto forte q promove desamarrações e curas mto interessantes já que a especialidade desse povo é o feitiço e a demanda. Na linha de Exu esse povo vem com mta força pq os médiuns são na maioria de raiz quimbandeira. Aí temos na gira de povo de rua: Exu Rei,Caveira, Ganga, as Marias, Omulu, Tranca ruas, Marabô, Tata caveira, Exu pantera negra, 7 Catacumbas, Tiriri, povo de guerra mesmo.Todos comandados pelo maioral de quimbanda.
Fui lá em busca de ajuda pois estava sendo demandado e no mesmo dia já estava aliviado das moléstias e cargas q haviam me lançado.Parei lá pois possuo tb raiz quimbandeira e tenho missão na religião.
Seu Pantera é Caboclo/Exu mesmo mas atua como Caboclo na linha dita branca e como Exu na linha de Exu. Suas oferendas são diferenciadas quando atuando como caboclo e como exu.Por exemplo ele como exu bebe cachaça e como caboclo bebe cachaça como vinho tinto, só pra exemplificar. E o médium q recebe ele como caboclo geralmente n recebe ele como exu. São energias distintas mas ambas mto poderosas. Caboclo energia mais sutil e exu mais densa.O Pantera negra trabalha mto com ponto riscado e pólvora promovendo verdadeiros espetáculos com sua habilidade de manipular as energia astrais. Ele mastiga e fuma o charuto dado a ele na gira e bebe acordo com a normas da casa. Outra curiosidade do nosso Pantera é que ele soluça quando fala, dança e vibra mto nas giras com os pontos cantados.Acho q tá bom. Para saber mais só vindo a Rio Grande.
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

Um comentário:

  1. gosteo do post mas tem um post bem mais completo tambem num blog chamado sociedade ritualistica de umbanda, muito bom textto tambem que esclarece mais ainda sobre o pantera, é bom que veja tambem, árabens pelo site axé!


    aqui tem o link http://sociedaderitualisticadeumbanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.