Seguidores

Translate - Tradutor

Volte sempre!


Fale Conosco 
 

Atenção. Importante!

Alguns Textos, Mensagens e Imagens foram retirados de variados sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.

A real intenção do blog Grupo Boiadeiro Rei não é de plágio, mas sim de espalhar Conhecimento e Espiritualizar...

 
TODO ACERVO DE MATERIAL DE ESTUDOS DO GRUPO DE ESTUDOS BOIADEIRO REI ESTA NO SERVIDOR ISSUU DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE INFORMAÇÕES DA RELIGIÃO ACESSE - O LINK EBOOKS A BAIXO 
 
LlNK:
 

Pesquisar

Leia Também em nosso Site

quinta-feira, 31 de março de 2011

Quem é o Exu?

Como todos vocês, conheço pessoas que fazem parte do meu convívio pessoal e que não compartilham da mesma visão que tenho da espiritualidade.
Ouvi de uma amiga este final de semana uma história que me contou sobre seu trabalho, onde dizia que uma  pessoa a infernizava, e foi ai que ela usou uma frase, que eu confesso,  no passado,  ter ouvido de outras pessoas.
Ela disse que esta pessoa era “Um Exu em carne e osso”.
Lógico que esta frase gerou um debate sobre o assunto (amigável, logicamente) que nos levou noite adentro.
Antes de ingressar na umbanda, eu tinha uma visão deturpada de como eram os trabalhos em um terreiro. Para mim, não existia diferenças  entre umbanda, candomblé, Kardecismo, etc.  E,  não diferente da maioria das pessoas que não conhecem a religião, tinha uma visão errada sobre a esquerda.
Com meu ingresso na religião, aos poucos aquela imagem deturpada que tinha foi se desfazendo.  É,  meus irmãos,  eu era uma daquelas pessoas que faziam a comparação entre um marginal e um Exu; entre uma pombagira e uma prostituta.   Fazia esta ligação,  entre coisas do Mal e nossos irmãos Guardiões. Entre luxúria e depravação,  com estes espiritos de luz.
Mas, como sabemos, nada melhor que o conhecimento para se quebrarem tabus e preconceitos.
Lembro de um trabalho de esquerda na casa do Caboclo Ventania onde fomos reunidos pelo Sr. Exu Capa Preta, ou “seu capa” para os amigos, e o mesmo trouxe este assunto à tona.  E ele fazia a pergunta do título:  “Quem é o Exu, eu ou vocês?”  E nos dizia:  “Enquanto eu venho aqui para trazer palavras de apoio e fé, muitos vem para buscar o mal de seu semelhante;  enquanto eu estou aqui para lhes dar conforto e compreensão, o que vocês fazem em seu dia a dia?    Mentem, enganam, roubam, matam, e ainda dizem que eu sou o Exu.”
Grande sábio o “seu capa”, meu compadre.  Hoje, tenho uma ligação muito forte com a esquerda (acho que sempre tive),  pois conheço a força, a entrega e a devoção ao trabalho que tem estes nossos irmãos.
Aprendí a ter na Esquerda “Amigos” com quem posso contar em todas as horas.  Saúdo aqui o Exu Galinha;, Seu Zé da Encruza,  Exu do Mato,  Seu Lucifer, Seu Capa Preta,  Seu Arranca Toco, Maria Mulambo, dentre outros que, por regras da terra, não posso citar aqui.
Salve o povo da Esquerda!
Salve todos os Exus e pombagiras!
Paz e Luz a todos!

Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.