Seguidores

Translate - Tradutor

Volte sempre!


Fale Conosco 
 

Atenção. Importante!

Alguns Textos, Mensagens e Imagens foram retirados de variados sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.

A real intenção do blog Grupo Boiadeiro Rei não é de plágio, mas sim de espalhar Conhecimento e Espiritualizar...

 
TODO ACERVO DE MATERIAL DE ESTUDOS DO GRUPO DE ESTUDOS BOIADEIRO REI ESTA NO SERVIDOR ISSUU DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE INFORMAÇÕES DA RELIGIÃO ACESSE - O LINK EBOOKS A BAIXO 
 
LlNK:
 

Pesquisar

Leia Também em nosso Site

sábado, 22 de outubro de 2011

Características dos filhos do orixá Oxalá





Oxalá, na Umbanda representa o Orixá da paz e principalmente da fé.
O símbolo do primeiro é uma idá (espada),o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô. A cor de Oxalá é o branco. O dia consagrado para ele é a sexta-feira. Suasaudação é Èpa Bàbá!. O Oxalá é considerado ecultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano.Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo,sereno, pacificador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações.A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo. Oxalá seja naUmbanda ou no Candomblé é o mesmo Orixá. O que muda da Umbanda para o Candomblé em relação aosOrixás é a forma de manifestação (incorporação), trato, simbolos eassentamentos, vestimentas, imagens etc. Porém, a essência do Orixá é a mesma.Em muitos lugares Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, mas essa associação é semfundamentos. Esse sincretismo é uma herança do aculturamento sofridos pelosnegros ao longo do período colonial. Uma associação ora forçada pelos Jesuítasna imposição da Cristã, ora um símbolo de resistência onde daimagem do Santo Católico, se cultuava os Orixás africanos (por isso as datasdos festejos dos Orixás, coincidem com as dos Santos Católicos). A imposição ea própria resistência acabaram virando práticas populares. As imagens dosSantos Católicos seconfundiram com as dos Orixás, não se sabendo onde começa um, e onde termina ooutro. Porém, dentro do terreiro, ao som dos atabaques, pode até ter a imagemdos Santos, mas quem incorpora são os Orixás. Podem cantar pontos onde seescuta o nome de São Jorge, por exemplo, mas quem monta no "cavalo" éOgum. Hoje em dia muitos terreiros estão deixando as imagens Católicas ecultuando os Orixás baseados em seus elementos, tais como: águas de Oxum, Ferro de OgumOtá (pedra) de Xangô. Ou utilizando-se de assentamentos,onde ali é colocada uma parte da essência do médium e parte da essência doOrixá._____________________________________________________________________________________________-
Oxalá é o trono positivo regente da FÉ. É umorixá masculino, de polaridade positiva e é universal, ou seja irradia a fé.Oxalá pertence ao grupo de Orixás Anciãos, que são orixás antigos e muitoevoluídos,que geralmente direcionam as pessoas e que quando incorporam, o fazemcom o rosto de cabeça cobertos por um pano. O orixá Oxalá maior (que é aemanação mais pura do Criador) dividi-se em sete Oxalás Planetários, que porsua vez dividem-se em 7 Oxalás intermediários, que se dividem em 7 Oxalásintermediadores.
O elemento representativo da linha da Fé é oCristal ( Tanto para Oxalá quanto para Oiá-tempo, que é o orixá que polarizacom Oxalá formando a dualidade na linha da fé). Oxalá aceita velas brancas,visto que seu próprio nome quer dizer " o Senhor do Branco", porémaceita também velas douradas e prateadas, podendo, enfim, aceitar qualqueroutra cor, tudo depende do pedido a ser realizado
A linhagem de Oxalá é composta por caboclos,e geralmente é direcionada para curas e encaminhamentos. Alguns exemplos decaboclos de Oxalá são: os Pena-Branca; os Pedra-Branca; os Raio de Luar; osRaio de Luz, entre outros.
   
OXALÁ
   
Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixámaior da umbanda e candomblé.
Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.
Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.
Pai de todos os orixás
Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda
Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.
Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong's e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.
Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.
Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velhoOxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.
Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.

Oxalá –  o orixá supremo do candomblé /umbanda

300
Oxalá é representado com a cor branca e azul-turquesa para Oxaguiã
Uma das características dos filhos de Oxalá é que eles são um tanto inconstantes e se amuam ou se zangam com grande facilidade, podendo se tornar um pouco ranzinzas. Para alguns filhos deste orixá, sua opinião deve ser ouvida e imposta até os extremos e não raramente por causa dessa característica, os filhos de Oxalá de desentendem com filhos deIansãOgum e Xangô, principalmente.
São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através do seu discurso. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores, e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.
Os filhos de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais normalmente  são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.
Gostam de dominar e liderar as pessoas, especialmente as filhas deste orixá. Em contrapartida, são muito delicadas, caprichosas, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitadas, caso contrário, não há diálogo possível.
Os filhos de Oxalá geralmente perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante, refinado e sincero. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho.
275
Oxaguiã - bravura é uma das características de seus filhos
A velhice tende a tornar os filhos de Oxalufãirritados e rabugentos, para aqueles que tem a versão mais jovem, Oxaguiã,  a idade pode trazer mais concentração e geralmente os filhos deste orixá alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Os filhos de Oxalá podem ser também muito teimosos.
Os filhos de Oxalá são vaidosos, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, se mostrem um pouco dominadoras e ciumentas. Também gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.

Culto a Oxalá:

Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.
Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.
  • Dia da semana relacionado ao orixá: sexta-feira
  • Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.
  • Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.


                                                   POSTADO: GRUPO BOIADEIRO REI
                                           http://br.groups.yahoo.com/group/boiadeirorei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.

Obrigado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.