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domingo, 18 de dezembro de 2011

Evangelização Infantil na Umbanda


A importância da formação religiosa infantil desde os tempos imemoriais, a humanidade procurou registrar pela escrita os acontecimentos, idéias, ensinamentos, experiências e símbolos que marcam a sua passagem pelo tempo. As civilizações extintas continuam a falar através dos diversos tipos de escrita que deixaram.

Este foi o problema com a memória de nossa Umbanda: pelo menos 1000 anos de tradições africanas, se perderam com a escravidão no Brasil. Somente com a popularização de nossa religião e com a luta contra o preconceito conseguiremos ser respeitados pela má informação.

Hoje temos mais facilidade para falarmos de Umbanda e de cultos afro-brasileiros que no passado. Portanto, maior responsabilidade com nossas crianças, podemos torná-los atuantes em nossas vidas e aprofundá-los nos ensinamentos em comunhão com nossos irmãos.

Vamos incentivar o hábito da boa leitura nas novas gerações, especialmente em leituras que impulsionem o progresso espiritual.

A formação religiosa infantil pode:

• Promover o desenvolvimento sadio e integral da criança

• Proporcionar o gosto pela vida em fraternidade, em condições de relacionamentos consigo e com as outras pessoas.

• Sensibilizar a criança para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas, despertando uma visão crítica da realidade.

• Despertar o espírito de liderança.

• Despertar o compromisso religioso, na vivência da espiritualidade umbandista, cultivando o espírito da meditação.

• Despertar para o relacionamento construtivo da vida familiar.

Sugestões para criar uma boa aula:

Cada lenda de Orixás oferece uma infinidade de materiais para pesquisa que podem ser adaptadas conforme a idade e a série:

• Utilizar-se de instrumentos musicais com pontos cantados para contar a história.

• Pesquisar e construir outros instrumentos africanos (sucata, maquetes de terreiros)

• Destacar palavras que apareçam no texto pesquisar em dicionários e criar outras histórias utilizando-se das palavras africanas.

• Criar um banco de palavras de origem africana, ensaiar encenações das lendas, corais de pontos cantados.

• Elaborar explicações simples do ponto riscado.

• Preparar receitas de comidas de Orixás para degustar com os alunos.

Para o desenvolvimento da aula:

• Fazer um estudo da realidade: levantamento sobre as religiões afro existentes no Brasil e identificar suas origens o mesmo fazer com a religião de umbanda

• Correlacioná-las com fatos históricos, entrevistas com Pais-de-santo, Ogãs, Médiuns, Cambones,... E fazer levantamentos bibliográficos.

Diagnóstico e resultados:

• Exposição dos resultados conquistados pelos estudantes.

• Criar uma graduação para a criança dentro da tenda (assim como: cambono mirim, curimba mirim...)

Muitas vezes não damos conta da importância da palavra em nossas vidas, às vezes, pela pressa, às vezes pela calmaria. Não há depressão que resista a uma boa leitura, a uma boa conversa.

Pense nisso, os Orixás agradecem.

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“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.