A limpeza e a energização de um banho
O amaci na Umbanda representa o primeiro passo para o desenvolvimento mediúnico do médium após sua entrada na casa. O banho de ervas possui várias funções: limpar a aura do médium, energizar seus chakras, alinhar seus corpos, equilibrar sua mediunidade e firmar sua incorporação. Mesmo o médium que não incorpora e possui a função de "cambonear" (auxiliar os trabalhos), o amaci é importante pois representa sua ligação com a casa e seu Orixá.
O amaci deve ser preparado sempre pelo zelador da casa ou pelo auxiliar, para que receba o Axé das ervas e do dirigente. Também deve ser observado o resguardo físico e moral antes do preparo do amaci. A escolha das ervas, a quantidade e o tempo de descanso é determinado pelo Chefe Espiritual da Casa. Cada amaci possui uma função específica e, por isso, o médium recebe mais de uma amaci durante o seu desenvolvimento.
Na semana do amaci seguem-se várias observações: jejum, abstinência, pensamentos positivos e orações. Tudo isso para que o médium possa receber de forma adequada o amaci. O amaci é sempre despejado no corpo todo ou na cabeça do médium, para firmar o seu camatulê (cabeça) e sua ligação com o Anjo de Guarda. Banhos de limpeza são despejados apenas do pescoço para baixo.
Antes de um amaci o médium passa por uma limpeza, toma um banho completo com sabão de coco ou sabão da costa, coloca sua roupa branca e se prepara mentalmente com orações. Após o amaci ele deve cobrir sua cabeça com pano branco - esse ato representa o cuidado em guardar a energia do Orixá em si mesmo.
As ervas utilizadas num amaci são: boldo, alfazema, manjericão, alevante, guiné, arruda, hortelã, espada de são jorge, espada de santa bárbara, rosa branca, lírios, entre outras. Também pode ser utilizado: mel, água do mar, água de cachoeira, água de chuva, etc. E enquanto ocorre o amaci o médium canta o ponto: "A todos que olham, a todos que estão aqui... Muita atenção hoje é dia de amaci. Filhos de fé respeitai o pano branco, Babalaô preparou seu banho santo. Filhos de fé respeitai pemba e congá. Dentro da Lei vem saudar seu Orixá."
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