Muitos perguntariam, mas qual o estado físico do fogo? O fogo não tem estado físico, considerando que ele não é matéria, mas sim ENERGIA.
Cientificamente podemos dizer que, o fogo é energia liberada da reação de oxidação entre um combustível e um comburente. Essa energia então pode nos proporcionar calor, e também luz.
O sol é a principal fonte deste elemento ígneo, e a humanidade através dos tempos o idolatrou como uma dádiva de Deus, para a manutenção da vida no planeta Terra.
Em quase todos as religiões do passado, e até mesmo do presente, nos templos e especialmente nos ritos de alguma forma o fogo está presente. Já, desde a mais remota antigüidade, o fogo era considerado uma forma especial de matéria mas a realidade é o inverso, a matéria é que é uma das formas do fogo. Os místicos, quanto à natureza física do mundo material, consideram a terra, a água e o ar, como sendo formas do próprio fogo, por isso os Rosacruzes e outros estudiosos falam dos gênios dos fogo, seres imateriais que habitam o fogo e que têm o nome de salamandra, assim como o de andinas, os gênios do elemento a água, de silfos os gênios do elemento ar e de gnomos os do elemento terra. Muito dos Mestres Rosacruzes e assim também os Filósofos Herméticos consideram o fogo símbolo da Divindade. Dizem eles: a água ( elemento líquido ) purifica, o sal ( elemento terra ) conserva, e o fogo transforma!
Agora, analisando a “chama do fogo“, percebemos que há partes mais quentes e outras mais frias! É o que conhecemos por “intensidade” do fogo, é a “taxa de energia”, ou calor liberado por unidade de tempo e comprimento. A chama azulada do fogo possui a taxa de energia mais alta que chama avermelhada.
Ainda do lado científico, temos que a “cor da chama do fogo”, depende do elemento químico mais abundante no material que está sendo queimado:
- Chama de cor amarelada, mais comum vista em incêndios, e em velas, causada pela combustão do elemento sódio;
- Chama de cor azulada, também presente na base das velas, é a parte do fogo aonde temos menos presença de oxigênio, que induz a formação de monóxido de carbono;
- Chama de cor esverdeada, presente nos incêndios das redes elétricas, dada a presença do material cobre;
- Chama de cor violeta, presente nas queimadas, resultado da alta temperatura do elemento potássio presente na madeira das árvores;
- Chama vermelho vivo, produzido na queima de fogos-de-artifício, aonde tem maior concentração de estrôncio;
- Chamas praticamente “invisíveis”, originadas da queima do álcool metanol (muito puro). Por exemplo, nas corridas de Fórmula Indy aonde esse combustível é bastante utilizado, muitos acidentes ocorrem, e a chama muitas vezes não pode ser vista.
Podemos então considerar o fogo como um elemento de mudança e transformação. O Fogo encera muito mais que calor, ele traz a luz, e assim a capacidade da pessoa a enxergar melhor as coisas… Uma das maneira de meditar sobre o Fogo é observar uma labareda, quer seja de uma fogueira, ou até mesmo de uma lamparina, ou de uma vela.
Será o fogo, o elemento mais tangível de todos os mistérios visíveis?
Abraços fraternos,
Luiz
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.
Obrigado!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.