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sábado, 18 de junho de 2011

REZA REZANDO,REZADOR! Tua Fé é o teu suor!

Axé pessoal!!! Depois de comungarmos com Oxum que nos banhou com sua imensa amorosidade, com  Xangô que firmou  nossa  capacidade de sermos mais justos, equilibrados e ponderados, com o sentido real da mediunidade e com Oxalá que nos cobriu com seu manto de fé, esperança, paciência e compaixão, nada melhor que  continuarmos nossa corrente de oração entrando na vibração e se alimentando da imensa sabedoria e capacidade de transformar de Obaluayê.
Obaluayê é o Senhor das Passagens que permite a mudança de nível, de estágio ou de situação.
É de energia Terra, pois cura, transmuta, germina e acolhe, estando presente no principio e no fim de qualquer vida.
Como Orixá Sábio e Ancião, estimula momentos de introspecção e de auto-reflexão.
Aliás, sua maior representação está na figura e no elemento ‘PIPOCA’.
E nós, como seus filhos, representamos os milhos de pipocas, portanto, só depois de passarmos por fortes momentos de interiorização, só depois de passarmos pelo Fogo, só depois de muito suor é que nos transformaremos nas mais belas flores brancas de nossa Umbanda.
O fato é que, quem não passar pelo Fogo continuará sendo milho de pipoca para sempre.
E aquele que passa pelo Fogo, pelo Fogo da Terra, logo pelo Orixá da Terra e se recusar a mudar, se transformará em Piruá.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar, portanto ficará grudado no fundo da panela esperando a hora de a ir para a lixeira.
Enfim…
Se cobrir com as palhas desse Orixá é procurar dentro de si a cura de seu espírito e de suas mazelas.
Se banhar com as pipocas de Obaluayê é transformar a vida em um lindo jardim cheio de flores brancas e perfumadas.
Saudar Obaluayê é clamar pelo silêncio da emoção desenfreada a fim de ouvir a voz da sapiência.
Tocar na terra três vezes ao saudar Obaluayê é acordar a terra e cultivar a esperança da sensatez.
Fazer o sinal da cruz no chão é afirmar que aceita as dores da matéria, na matéria, enquanto o espírito afirma a importância da regeneração e da renúncia para a sua evolução e evolução da humanidade.
ATOTÔ!
ATOTÔ OBALUAYÊ!



ORAÇÃO A OBALUAYÊ

Salve o Senhor Rei da Terra!
Médico da Umbanda, Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.
Pai da evolução e da bem-aventurança.
Em ti deposito minhas dores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.
Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite vossas bênçãos de luz e misericórdia.
Oh, Mestre da Vida! Vós sois o limitador das enfermidades.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô, Obaluayê! Atotô, Meu Pai!
foto de Anderson Ivo
Escrito por Mãe Mônica Caraccio
Fonte: Minha Umbanda

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“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”


SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA



 
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação.
Quadradas: estabilidade, matéria.
Estrela: espiritual, carma.
Pirâmide: realizações matérias.
Cilíndricas: servem para tudo.
Animais: para o seu animal protetor.
Lua: para acentuar sua energia intuitiva.
Gnomo: para seu elemental da terra.
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio. Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.