A Umbanda como Religião – parte 3
Continuação...
Sentimos a Umbanda como se fora uma esteira de luz a iluminar os filhos de Deus nos caminhos das trevas. Vemos a Umbanda como se fora uma Casa de Saúde e restabelecer e a recompor os transeuntes abalados e afadigados. A percebemos como se fosse um Grande Hospital a curar as chagas morais e espirituais e as feridas dos doentes de todas as classes. Percebemos a Umbanda, naquele conselho de Jesus à mulher sofredora: VAI E NÃO PEQUES MAIS.
Embora sem doutrina própria, a Umbanda chama a si todas as doutrinas evolucionistas que proclamam o AMOR UNIVERSAL, A IMORTALIDADE DA ALMA, A VIDA FUTURA E A REENCARNAÇÃO; consagrando-se como uma verdadeira religião de caráter nacional.
Assim vemos a Umbanda despertando consciências e iluminando as veredas para a ascensão do homem, do espírito-imortal.
Não confundir Umbanda, pois, com o Candomblé de Caboclo e muito menos com o Candomblé Africano – são como água e azeite, de mistura impossível. Entretanto muitos filhos, adeptos e frequentadores no negativismo, têm chegado à Umbanda e, vislumbrados com sua Luz radiosa, não mais se perderam no caminho das trevas em que vegetavam até então.
A propósito, examinemos este conceito do Espírito Emmanuel (remeto a Chico Xavier), em livro edificante, "Pensamento e Vida": - "Com o auxílio dos múltiplos instrutores que nos guiam da cátedra e da tribuna, pelo livro e pela imprensa, retomamos no mundo a nossa realidade psíquica, determinada pela soma de nossas aquisições emocionais e culturais no passado, com a possibilidade de mais ampla educação da verdade para o devido ajustamento à Vida Superior".
Salve o Caboclo, à criança e ao Preto-Velho.
Salvem suas 07 linhas.
Salve a Umbanda, mãe acolhedora e generosa de todas as religiões deste planeta e, quiçá de outras galáxias.
"Se é preciso que eu tenha um nome, que me chamem de Caboclo das 07 Encruzilhadas, pois para mim não haverá caminhos fechados".
Um saravá amigo.
Octavio
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.
Obrigado!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.