A Umbanda como Religião – parte 2
Continuação...
Entretanto, convém que fique bem claro; o que entendemos por Umbanda, o que apreciamos em vários lugares, o que centralizamos para o nosso estudo, é um pouquinho mais que as cerimônias barulhentas com batidas de atabaques e palmas, com gritos e assovios de caboclos e índios, como que estivessem em plena selva comemorando algum feito guerreiro. A Umbanda que nos toca à sensibilidade é aquela onde se faz prece de abertura e encerramento das sessões. Onde se estabelece silêncio e se pede concentração. Onde se estabelece horário e se cumpre o horário. Onde a disciplina impera desde o chefe do terreiro, homem ou mulher, o responsável pelos trabalhos espirituais, até os auxiliares menos graduados. Onde os atabaques são usados somente em dias de festa e sessões especiais, já que são instrumentos de alto volume, prejudicando a fala dos Mentores incorporados nas sessões de Caridade e as dedicadas à Doutrina, também chamada de Escola de Médiuns.
A Umbanda com a qual nos identificamos, é aquela que tem a finalidade elevadas e educativas, retificadoras e regenerativas, onde se recomenda a reforma e a lei do amor ao próximo. Onde se aconselha o perdão e não se atiça o consulente à luta, ao acirramento. Onde já foi substituído o olho por olho, de Moisés, pelo ensino de Jesus:
QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO, que corresponde a outro ensinamento: COM A MESMA MEDIDA QUE MEDIRDES SEREIS MEDIDOS. De modo que, além do passe e do conselho, ou da corrente de descarga, o adepto ou simpatizante tenha em vistas a sua reforma, a sua melhoria, tanto material, quanto espiritual, em sentido de aperfeiçoamento.
A Umbanda em nossos dias, já e mais que a resultante do sincretismo progressivo, muito mais! A Umbanda é um movimento dinâmico produzindo magnetismo sadio por Espíritos selecionados, cujas falanges desenvolvem um trabalho de limpeza psíquica e o "toque" de despertar nas criaturas desorientadas, nos viciados, nos desiludidos, nos doentes de todos os matizes. São Espíritos que agem dentro das ondas vibratórias positivas, onde há perfeita sintonia e receptividade nas faixas de Amor ao próximo, capaz de estabelecer, através dos médiuns, sua luz edificante. A Umbanda é qual rio caudaloso a distribuir ondas de luz radiosa e de renovação incessante, onde seus trabalhadores não medem sacrifícios para atender aos ensinamentos do Evangelho: FAZEI AOS OUTROS O QUE QUEREIS QUE OS OUTROS VOS FAÇAM. Muito diferente do africanismo atuante em sua origem e mesclado no Brasil, onde a exploração e a ignorância estão em oposição ao DAÍ DE GRAÇA O QUE DE GRAÇAS RECEBEIS.
Promoção, renovação e constante evolução. São as características dinâmicas que observamos no variadíssimo sistema e método de trabalho, normas e práticas, que em sessões de caridade, quer nas sessões de iniciação e preparo mediúnico onde já foram introduzidas lições doutrinárias do Evangelho de Jesus.
A variedade encontrada nas sessões espirituais da Umbanda, dentro do terreiro positivo, honesto, de servir sem pecúnia, de não fazer da Umbanda balcão de negócio, é elemento que não pode ser desprezado, nem combater, exigindo uniformidade de rituais ou sistemas. Pois que, encontramos exatamente, na variedade de métodos e sistemas de trabalho, um fator importantíssimo ao seu desenvolvimento, ao seu aprimoramento por todos os recantos das terras do Cruzeiro. É preciso atender ao fator vibratório dos seus condutores, às condições do meio ambiente; a capacidade intelectual, cultural, etc., dos médiuns ou aparelhos. É preciso, inclusive, respeitar as tendências, os gostos, quando os mesmos não sejam prejudiciais ao trabalho.
Em várias regiões do Brasil e variadíssimos ambientes, quer do Centro, Norte e Sul, nos detivemos em observações, levamos tempo para nos convencer que é na variedade que está a progressividade atuante deste maravilhoso fenômeno que se chama Umbanda.
Não se deve esquecer a situação de nossos Irmãos que foram convocados ao trabalho para sua própria redenção, desde o varredor de rua até o Ministro de Relações e o introdutor diplomático. A Umbanda atende à sintonia vibratória da maioria dos filhos de Deus, muitos esquecidos e alheios aos desígnios da Providência Divina, e outros descrentes das religiões atuantes que lhes negaram e negam até o direito de raciocinar e o de conhecer a Verdade mais próxima, e lhes tem impingido a mentira através de atitudes veladas e dogmas que repugnam ao bom senso, ao infinito Amor do Pai, de Deus.
Continua...
Um Saravá Amigo
Octavio
www.maeyemanjaebaianozeferino.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/fraternidade_socorrista_mae_yemanja_e_baiano_zeferino
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
http://br.groups.yahoo.com/group/boiadeirorei
http://grupoboiadeirorei.blogspot.com/
http://boiadeirorei.wordpress.com/
http://boiadeirorei.groups.live.com
http://grupoboiadeirorei.blogspot.com/
http://boiadeirorei.wordpress.com/
http://boiadeirorei.groups.live.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceitamos comentários edificantes. Siga seu caminho em paz, se essa não é sua crença.
Obrigado!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.