Olá irmãos de jornada e fé.
Sempre é bom saber e conhecer a nossa Religião, vamos então, dar início ao estudo:
A Umbanda como Religião
Na evolução do sincretismo religioso afro-brasileiro, provavelmente com o Dr. Nina Rodrigues à frente, a partir de 1896, tiveram início as primeiras as primeiras pesquisas dos cultos africanos introduzidos no Brasil, hoje denominados de Candomblé, e por extensão Quimbanda, Omolocô, Xangô e Linhas de Nações, vamos encontrar, nos autores estrangeiros, estudos relacionados com o fetichismo africano e as várias fases de mesclagem com o judaísmo, o islamismo, e o catolicismo principalmente.
Encontramos alguns estudiosos a fazerem escavações atlantes e lemurianas, procurando tirar, dos subterrâneos milenares, o fenômeno Umbanda!
Será isso possível?
A Umbanda já teria existido ou se originado com as características atuais das terras submersas da Atlântida e da Lemúria, como querem alguns estudiosos?
Talvez...
Mas, se a Umbanda como verificamos no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e outros estados se apresenta frequentemente com as características exótericas das práticas do Candomblé africano - como poderemos encontrá-la nos milênios recuados- se tudo indicas que o seu despontar, o seu nascedouro, como afirmam muitos, se deu nas terras de Santa Cruz, depois da intromissão de gente civilizada?
Percebemos que ainda estão a confundir Umbanda com Candomblé, e querem admitir o Candomblé como prática muito boa, ou positiva, dos selvagens africanos.
É possível! Entretanto...
Nos dias que correm não devemos confundir Umbanda com o Candomblé africano ou o Candomblé de caboclo, este último em larga proliferação em Salvador, Bahia e geralmente difundido no Rio de Janeiro, principalmente nas cidades como Caxias, São João do Meriti, Belford Roxo, Éden, São Mateus e pelo ramal de Nova Iguaçu e, do outro lado da baía, nas cidades de Niterói e São Gonçalo. O Candomblé que se pratica nessas cidades é um pouquinho diferente daquele que nos descreve o professor Waldemar Valente, no livro "Sincretismo Religioso Afro-brasileiro". É um Candomblé com mais atrativos e funcional, com horários para consultas particulares, onde a maioria dos médiuns, ou "cavalos", Babá, Ialorixá ou Babalaô, se tornam profissionais do culto, fazendo comércio com a sua mediunidade e com os espíritos atuantes, em total desarmonia com os médiuns-apóstolos do Cristo. Os designativos ou apelidos dos médiuns dos Candomblés, são os mesmos usados em algumas Tendas de Umbanda.
Não obstantes os paradoxos entre as práticas de Caridade Limpa, e as consultas sob pecúnias, nos terreiros de Candomblé também usam salvar a Nosso Senhor Jesus Cristo... O ritual além de muito longo e cansativo, mais parecendo ritual folclórico, com excesso de cânticos e saudações entrosadas com dialetos africanos, talvez para melhor impressionar o povo, estende-se pela madrugada adentro. Muitos terreiros se excedem no uso de bebidas alcoólicas de variados tipos. Fazem matança e oferendas de sangue e de comidas, inclusive. Usam pólvora, punhais, recomendam despachos simples ou complicados, de acordo com a bolsa do consulente. Sempre há um trabalho feito contra o consulente, que deve ser desmanchado através de obrigações, com outros despachos para estabelecer a contra-magia. É a lei de Moisés, dizem, do olho por olho, dente por dente... Babás e Babalaôs e seus "filhos" de terreiro usam roupagens complicadas, vistosas e coloridas, de elevado custo, com abundância de colares de variados tipos, braceletes e outros adornos de grande efeito e valor, de maneira que corresponda o melhor possível às exigências dos "mortos" da grei e seus ascendentes, em face da herança e dos preceitos transmitidos de pai para filho... Colares e adornos que pretendem confundir com os "mantrans". Mas é bonito e leva o "cavalo" a usar muitos quilos desses enfeites. Por todo esse sistema e armação, querem, também, chamar de Umbanda.
Continua............
Um Saravá Amigo
Octaviowww.maeyemanjaebaianozeferino.com.br/
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